Comprar um Nivus Sense agora ou aguardar o VW Tera?
Leitor está em dúvida entre a opção de entrada do Nivus, que acaba de retornar ao mercado, ou aguardar pela estreia da novidade
César Tizo - abril 7, 2025
Volkswagen Nivus Sense ou aguardar o Tera Comfortline? – pergunta enviada por William
William, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A Volkswagen anunciou, no fim da semana passada, o retorno da versão de entrada Sense ao portfólio do Nivus. De olho em consumidores racionais e também no segmento PcD, o Nivus Sense abre mão de um visual mais sofisticado, porém já sai de fábrica com os recursos essenciais em conectividade, segurança e conforto. Entre os destaques estão a central multimídia VW Play, o sensor de estacionamento traseiro e até mesmo o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.
Volkswagen Nivus Sense
Já pensando na futura composição da gama Volkswagen no Brasil, está claro que o Tera ocupará o posto de crossover/SUV mais acessível da marca no país.
Com isso, por um valor semelhante ao do Nivus Sense (R$ 119.990), tudo leva a crer que será possível adquirir o futuro Volkswagen Tera em uma de suas versões mais equipadas — detalhes que conheceremos em profundidade no lançamento oficial, previsto para maio deste ano.
Considerando que Tera e Nivus compartilham diversas características técnicas — ambos, afinal, têm sua essência amplamente derivada do Polo —, atributos relevantes como o espaço interno são bastante semelhantes entre os dois. Por isso, entendo ser mais prudente aguardar a chegada do novo modelo ao mercado.
Volkswagen Tera
É fato que o Nivus Sense oferece alguns atrativos específicos, como o porta-malas para 415 litros de bagagens e a motorização 200 TSI, que entrega um desempenho mais vigoroso. No entanto, na mesma faixa de preço, o Tera tende a se destacar por contar com um pacote de equipamentos mais completo.
O novo crossover da Volkswagen também será equipado com o motor 1.0 turbo nas versões mais caras, porém na configuração 170 TSI — a mesma usada nas opções superiores do Polo. Apesar de uma leve perda em desempenho em relação ao Nivus 200 TSI, o Tera automático certamente não vai decepcionar em agilidade, especialmente por conta do porte compacto e da baixa massa.
Portanto, adotando uma lógica racional — e considerando que o estilo dos dois modelos lhe agrade —, o mais sensato, neste momento, é aguardar a estreia do Volkswagen Tera, que deverá oferecer um pacote muito bem resolvido pelo mesmo valor que seria gasto no Nivus Sense.
Eu esperaria o Volkswagen Tera porque ele vem com preços abaixo do Nivus, que vai virar, após o lançamento do Tera, um carro de nicho junto com o Fiat Fastback, pois os dois estão na categoria de SUV Cupê. Outro carro que recomendaria aguardar é a nova versão top de linha do Renault Kardian, que é a Iconic. Quero ver se a Renault, além de corrigir os problemas alvo de críticas dos donos como a multimídia e o painel de 7 polegadas, vai dar algum banho de loja. Vamos aguardar!
Wellington César
1 mês atrás
Mais um carro que estou curioso para ver é o Honda WRV nesse segundo semestre. Vamos aguardar!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Eu esperaria o Volkswagen Tera porque ele vem com preços abaixo do Nivus, que vai virar, após o lançamento do Tera, um carro de nicho junto com o Fiat Fastback, pois os dois estão na categoria de SUV Cupê. Outro carro que recomendaria aguardar é a nova versão top de linha do Renault Kardian, que é a Iconic. Quero ver se a Renault, além de corrigir os problemas alvo de críticas dos donos como a multimídia e o painel de 7 polegadas, vai dar algum banho de loja. Vamos aguardar!
Mais um carro que estou curioso para ver é o Honda WRV nesse segundo semestre. Vamos aguardar!