Como híbridos plug-in podem superar 1.000 km de autonomia?
Explicamos por que SUVs eletrificados como o Jaecoo 7 PHEV podem atingir até 1.200 km de alcance mesmo com tanque de 60 litros
César Tizo - maio 26, 2025
A inspiração para este texto surgiu a partir de um comentário feito por um espectador em nosso vídeo de avaliação do Jaecoo 7 publicado no YouTube. Ele questionou como o SUV poderia oferecer autonomia de até 1.200 km, se o consumo oficial na estrada em modo híbrido é de 13,1 km/l e o tanque de combustível tem capacidade para 60 litros – o que, em tese, limitaria o alcance a cerca de 786 km. A dúvida é legítima e ajuda a esclarecer um ponto importante sobre o funcionamento dos híbridos plug-in (PHEV).
A autonomia declarada por modelos híbridos plug-in pode gerar dúvidas entre os consumidores, especialmente quando o número divulgado parece não condizer com a capacidade do tanque de combustível. É o caso do Jaecoo 7 PHEV, SUV recém-lançado que promete até 1.200 km de autonomia total, sendo que, em alguns testes, o modelo chegou a superar a marca de 1.400 km percorridos de uma só vez.
Se fosse um carro exclusivamente a combustão, ele precisaria de um consumo médio superior a 20 km/l para atingir essa marca – algo difícil de alcançar em um SUV médio não eletrificado. Em seu comentário, nosso espectador observa, com razão, que seria necessário um tanque com mais de 90 litros para percorrer mais de mil quilômetros na estrada apenas com gasolina.
Híbridos plug-in da BYD também se destacam pela ótima autonomia total combinada
No entanto, no caso dos híbridos plug-in, a autonomia combinada considera o uso conjunto do motor elétrico e do motor a combustão. O Jaecoo 7 PHEV possui uma bateria que garante autonomia em modo puramente elétrico de 79 km no padrão brasileiro (Inmetro). Em trajetos urbanos, portanto, quando a bateria está carregada, o veículo pode rodar sem consumir combustível.
Além disso, mesmo quando o motor a combustão entra em ação, o sistema híbrido segue aproveitando a energia recuperada nas frenagens e desacelerações para aumentar a eficiência. O consumo médio tende a ser menor do que o de um carro convencional, especialmente em uso misto.
Ou seja, os 1.200 km de autonomia total informados pelo fabricante são uma estimativa teórica, obtida somando o alcance com bateria cheia e tanque cheio, considerando uso eficiente e condições ideais de condução. Na prática, esse valor pode variar conforme o estilo de direção, peso transportado e topografia do trajeto.
Esse tipo de autonomia estendida é uma das vantagens dos híbridos plug-in: eles permitem grandes deslocamentos com menor consumo de combustível, além da possibilidade de rodar apenas no modo elétrico em percursos curtos, sobretudo dentro da cidade.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok