Sistema de navegação criado por alunos evita áreas com alto risco de crimes
Sistema premiado foi desenvolvido por alunos de Ciência da Computação e identifica rotas mais seguras com base em dados de criminalidade
César Tizo - maio 26, 2025
A Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (FEI) realizou mais uma edição do INOVAFEI, evento semestral que premia os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) mais inovadores e com maior impacto social entre os alunos da instituição.
Na categoria principal de inovação, o destaque ficou com um projeto do curso de Ciência da Computação que desenvolveu um sistema de navegação capaz de evitar zonas com alto índice de criminalidade. A proposta foi orientada pela professora Leila Bergamasco, também coordenadora do curso.
“É muito gratificante ter vencido esse prêmio. Nos desenvolvemos significativamente, tanto pessoal quanto profissionalmente. O público demonstrou muito interesse e engajamento ao entender como o sistema analisa as áreas por onde circulam e a taxa de criminalidade de cada região”, afirma Rodrigo Moreira, um dos integrantes do grupo vencedor.
Ao todo, 34 projetos foram expostos nesta edição do INOVAFEI, que contou com a presença de executivos de grandes empresas, entidades da engenharia e ex-alunos da FEI como avaliadores. Os trabalhos abrangeram diversas áreas, como Administração, Robótica, Ciência da Computação e as diferentes Engenharias da instituição.
Na área de Engenharia Mecânica, um dos destaques foi o HEPHASSIST, projeto que propôs melhorias para um andador ortopédico desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A equipe da FEI conseguiu reduzir o peso do equipamento de 50 kg para aproximadamente 23 kg, utilizando materiais mais leves e resistentes. O novo design facilita o uso por pacientes em reabilitação pós-AVC, com ajustes ergonômicos e estrutura mais funcional.
Outro projeto premiado foi da Engenharia de Produção, com uma análise multicritério sobre a sustentabilidade de combustíveis alternativos para a aviação. O estudo comparou o querosene tradicional, o SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e o hidrogênio. Os dados revelaram que, embora o hidrogênio zere as emissões de carbono, sua aplicação ainda demanda alto investimento e reestruturação logística. Já o SAF, com redução de até 80% das emissões, aparece como opção mais viável no curto prazo.
Durante o evento, os professores Vagner Bernal Barbeta, reitor da FEI, e Michelly Souza, vice-reitora, foram responsáveis pelo acolhimento dos visitantes e pela entrega oficial dos três projetos mais inovadores do semestre, reforçando o compromisso da instituição com a formação de profissionais voltados à inovação e à responsabilidade social.
Acima o grupo de formandos da FEI responsável pela criação do sistema de navegação capaz de evitar regiões com alto índice de criminalidade
51voto
Article Rating
Inscrever-se
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vera Xavier
1 dia atrás
Parabéns à equipe!
EDUARDO TEIXEIRA KULL
1 dia atrás
Que tristeza termos que inventar sistemas contra áreas com alta taxa de criminalidade, EM VEZ DE COMBATERMOS A MESMA CRIMINALIDADE E FAZER DO PAÍS UM LUGAR PARA TODOS.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Parabéns à equipe!
Que tristeza termos que inventar sistemas contra áreas com alta taxa de criminalidade, EM VEZ DE COMBATERMOS A MESMA CRIMINALIDADE E FAZER DO PAÍS UM LUGAR PARA TODOS.