Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross terão novas gerações a partir de 2027
Modelos mais vendidos do segmento já têm planos definidos para evoluir em tecnologia, eficiência e conectividade nos próximos anos
César Tizo - junho 26, 2025
O mercado brasileiro de SUVs compactos caminha para uma importante transformação nos próximos anos, puxada justamente por dois de seus modelos mais populares: o Volkswagen T-Cross e o Hyundai Creta.
Com o T-Cross liderando o ranking nacional de SUVs de janeiro a maio de 2025 (somando 35.903 unidades emplacadas no período) e o Creta ocupando a terceira colocação (24.763 unidades chegando às ruas), ambos os modelos estão prestes a passar por mudanças profundas em suas próximas gerações — e a eletrificação será protagonista.
De acordo com informações apuradas pelo site indiano Autocar India, a terceira geração do Hyundai Creta (código SX3) será apresentada globalmente em 2027 e trará como grande novidade a introdução de uma motorização híbrida, baseada no motor 1.5 litro aspirado a gasolina.
A solução eletrificada deverá ser compartilhada com o Kia Seltos e tornará o novo Creta mais competitivo diante de rivais como o Toyota Yaris Cross, que será lançado ainda neste ano no Brasil já com versões híbridas plenas. Além da configuração eletrificada, o novo Creta manterá opções puramente térmicas e até mesmo diesel, dependendo do mercado.
Próxima geração do Hyundai Creta deverá ser revelada globalmente em 2027, podendo ser produzida no Brasil a partir de 2028
Além disso, o Creta 100% elétrico passará por um facelift também em 2027, com atualizações visuais, mais recursos tecnológicos e possível aumento na autonomia. A estratégia da Hyundai prioriza híbridos como etapa intermediária entre os automóveis a gasolina e os elétricos puros, atendendo a exigências ambientais crescentes e à infraestrutura ainda limitada para carros a bateria.
No caso da Volkswagen, o próximo T-Cross também é esperado para 2027 e terá produção transferida da fábrica de São José dos Pinhais (PR) para a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A informação foi antecipada pelo site Autos Segredos. O motivo para a realocação da produção do novo T-Cross fica por conta da utilização da inédita plataforma MQB Hybrid, que servirá de base também para a próxima geração do Nivus, previsto para 2028.
A nova base permitirá o uso de sistemas híbridos, e os próximos T-Cross e Nivus devem adotar o motor 1.5 TSI evo2, que será fabricado em São Carlos (SP), em seus catálogos mais caros. Esse propulsor é mais eficiente e preparado para a integração com tecnologias de eletrificação leve ou plena. O T-Cross e o Nivus também crescerão em tamanho, mas permanecerão em seus respectivos segmentos.
A atualização técnica da linha reforça o compromisso da Volkswagen em modernizar seus modelos mais vendidos no Brasil. Vale lembrar que o T-Cross foi o SUV mais emplacado do País também em 2023 e 2024, seguindo na liderança em 2025. A expectativa, portanto, é que a nova geração reforce esse protagonismo diante de uma concorrência cada vez mais eletrificada.
Com essas mudanças, tanto Hyundai quanto Volkswagen mostram que estão alinhadas à tendência global de eletrificação e renovação tecnológica, sem perder o foco no consumidor brasileiro. A próxima geração dos “queridinhos” entre os brasileiros Creta e T-Cross promete elevar o padrão do segmento de SUVs compactos a partir de 2027. Vamos acompanhar.
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