Tiggo 8 Pro ou BYD Song Pro: pelo mesmo preço, qual vale mais a pena?
Um aposta na tradição do motor a combustão, o outro na eficiência do sistema híbrido plug-in: qual leva a melhor?
César Tizo - julho 31, 2025
César, bom dia. Tudo bem? Estou já programando trocar o meu veículo e fiquei em dúvida entre o BYD Song Pro GS 2026, que passou a incluir ADAS, e o CAOA Chery Tiggo 8 Pro 2026. Ambos têm praticamente as mesmas dimensões e preços similares, sendo o Tiggo 8 mais completo, porém apenas a combustão e movido só a gasolina, sem eletrificação nessa versão e com 1 ano a menos de garantia (5 contra 6 da BYD). Fiquei mais propenso ao Tiggo 8 por tudo que ele oferece, apesar de não precisar de 7 lugares. Entretanto, com tantas marcas migrando para veículos com algum tipo de eletrificação, fiquei com receio de investir agora em um veículo somente a combustão e movido apenas a gasolina. Tenho a impressão de que os híbridos estão ou terão melhor aceitação por conta de consumirem menos e terem outros benefícios e depender menos do Estado (rodízio, IPVA, etc). O que você sugere em função do nosso mercado atual? Obrigado pela ajuda – pergunta enviada por Ricardo
Ricardo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua questão é muito interessante, especialmente ao considerar não apenas os atributos técnicos e de equipamentos dos modelos, mas também o atual momento de transição do mercado automotivo brasileiro, com forte avanço dos modelos eletrificados.
Em linhas gerais, se você não precisa de um automóvel 7 lugares, como é o caso do Tiggo 8, o BYD Song Pro GS 2026 tende a ser uma escolha mais equilibrada no cenário atual — especialmente levando em conta o preço promocional de R$ 199.990 na etapa de lançamento, mesmo valor sugerido para o CAOA Chery Tiggo 8 Pro atualmente.
Um ponto que desfavorecia o Song Pro até a linha 2025 era a ausência de recursos avançados de assistência à condução. No entanto, a BYD corrigiu essa lacuna no modelo 2026 com a adoção do pacote ADAS mais completo, tornando o SUV híbrido plug-in mais competitivo frente aos rivais do segmento.
O Tiggo 8 Pro é um SUV bem resolvido e recebeu aprimoramentos recentes na cabine e no conjunto mecânico. No entanto, ao colocá-lo lado a lado com o Song Pro, fica evidente que o modelo da BYD oferece um nível de eficiência superior, além de tecnologia motriz mais sofisticada.
CAOA Chery Tiggo 8 Pro
O conjunto do BYD combina o motor 1.5 a combustão com um propulsor elétrico, entregando 235 cv de potência combinada, o que garante ótimo desempenho, como a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos deixa claro. Além disso, sua bateria robusta lhe permite rodar cerca de 62 km em modo 100% elétrico, de acordo com o padrão brasileiro. Nesse ponto, é recomendável a instalação de um ponto de recarga em casa para usufruir ao máximo das vantagens de um híbrido plug-in.
O Tiggo 8, por sua vez, conta com o competente motor 1.6 turbo a gasolina, com 187 cv e 28 kgfm de torque. Seu desempenho é elogiável, mas quando comparamos os números de consumo, o Song Pro se sobressai. Enquanto o modelo da CAOA Chery percorre 10 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, o BYD registra 14,8 km/l e 12 km/l, respectivamente, em modo híbrido. E, como temos observado em testes práticos, o Song Pro costuma superar essas médias no uso cotidiano.
Por conta desses atributos, faz sentido que os híbridos plug-in estejam ganhando popularidade no Brasil, especialmente agora que seus preços já rivalizam com modelos apenas a combustão e que não entregam o mesmo nível de eficiência. Como você destacou, Ricardo, há ainda benefícios regionais para veículos eletrificados, como isenção ou descontos no IPVA, dependendo das regras de cada estado ou município.
Caso opte pelo Song Pro, vale acompanhar os próximos passos da BYD no Brasil. A marca já iniciou os testes com a versão flex do motor 1.5, que deve ser incorporada ao SUV à medida que a produção nacional avançar na fábrica da Bahia.
Essa nova motorização será lançada em conjunto com a reestilização do modelo, já revelada no exterior. Se para você for importante contar com a flexibilidade de abastecer com etanol, gasolina ou a mistura de ambos, pode ser interessante aguardar a chegada do Song Pro atualizado, prevista para o ano que vem com a estreia da linha 2027 do modelo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok