GM acelera testes do novo crossover nacional derivado do Onix
Protótipo do futuro rival de Fiat Pulse e Renault Kardian é flagrado novamente agora em avaliações na capital do Piauí
César Tizo - setembro 15, 2025
A GM intensifica os testes de desenvolvimento do seu futuro crossover nacional, que vai disputar mercado com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian no cada vez mais aquecido segmento abaixo dos SUVs compactos . O protótipo, que compartilha a plataforma e demais elementos com o Chevrolet Onix, foi flagrado mais uma vez circulando em vias públicas durante avaliações de engenharia.
A nova imagem, divulgada pelo perfil Placa Verde, foi realizada em Teresina (PI), praça tradicional para ensaios de montadoras por conta das temperaturas elevadas. O ritmo de testes da novidade reforça o avanço no processo de desenvolvimento do modelo, que já tem lançamento confirmado para 2026, como a GM destacou em seu vídeo alusivo aos 25 anos da fábrica de Gravataí (RS).
Segmento em expansão
O futuro lançamento da GM chegará em um momento estratégico do mercado. Além do Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian, a novidade terá um oponente no portfólio da Jeep, uma vez que a marca também confirmou para 2026 o lançamento do Avenger já com fabricação local, produto que será menor e mais acessível do que o Renegade.
Além disso, a próxima geração dos compactos nacionais da Hyundai vai contemplar um crossover derivado do novo HB20. O produto em questão deverá entrar no lugar do HB20S e será uma alternativa mais acessível em relação ao Creta, oferecendo apelo robusto e dimensões adequadas ao uso urbano.
Voltando ao crossover da Chevrolet, é provável que o modelo inaugure também o conjunto propulsor micro-híbrido flex da marca no Brasil, provavelmente usando como base o motor 1.0 tricilíndrico já aplicado no Onix e no Onix Plus.
Além do apelo visual estético mais robusto, o terceiro modelo da Chevrolet a ser fabricado em Gravataí deverá oferecer altura em relação ao solo ligeiramente superior à do irmão Onix, bem como um estilo mais sofisticado, como a régua unindo as lanternas observada no protótipo sugere. Vamos acompanhar de perto o desenvolvimento da novidade.