Toyota Yaris Cross vai atrasar. Vale a pena esperar pelo SUV?
Revisão no cronograma de lançamento da novidade é consequência direta da suspensão das atividades na fábrica de Porto Feliz (SP)
César Tizo - setembro 24, 2025
Os danos à fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), onde são produzidos os motores aplicados nos modelos nacionais da marca, vão muito além dos prejuízos materiais. A empresa confirmou ao Guru dos Carros nesta quarta-feira (24) que o lançamento do Yaris Cross será “reprogramado”. A novidade é uma das estreias mais aguardadas para o mercado brasileiro, especialmente pelo fato de posicionar a Toyota no segmento de SUVs compactos, hoje o mais aquecido do país.
A apresentação do Yaris Cross nacional estava prevista para outubro, sendo que a nova data para o evento ainda não foi definida pela fabricante. Diante da expectativa de alta procura pelo modelo, é fundamental que o fornecimento de motores fabricados em Porto Feliz esteja plenamente regularizado antes do início das vendas, o que pode explicar a decisão da Toyota.
Toyota Yaris Cross já comercializado na Ásia
Vale a pena esperar?
Desde que os primeiros rumores sobre o Toyota Yaris Cross nacional surgiram, muitos consumidores vêm se programando para adquirir o modelo.
Para quem pode planejar com calma a compra ou troca do carro atual e busca um SUV compacto no curto prazo, o Yaris Cross certamente é uma opção que tende a recompensar a espera.
Toyota Yaris CrossToyota Yaris CrossToyota Yaris CrossToyota Yaris Cross
Atrativos da novidade
Um dos grandes atrativos do Yaris Cross nacional será a opção de motorização híbrida plena, prometendo níveis de eficiência muito superiores aos dos SUVs compactos mais vendidos hoje no Brasil. Por conta da eletrificação, o Toyota deverá alcançar baixo consumo em especial na cidade, algo a ser levado em conta por quem utiliza o carro com frequência. A tecnologia também será bicombustível, portanto capaz de realçar os benefícios ambientais quando o automóvel é abastecido com etanol.
É provável que o Yaris Cross utilize como base o motor 1.5 16V flex que era aplicado até então no Yaris e no Yaris Sedã, também em conjunto com câmbio automático CVT. As versões de entrada devem oferecer esse propulsor sem eletrificação para permitir preços mais acessíveis, enquanto as configurações híbridas podem ficar restritas aos catálogos topo de linha.
De acordo com avaliações da imprensa asiática, o Toyota Yaris Cross conquistou elogios para a cabine espaçosa para cinco ocupantes e o porta-malas generoso. O SUV, já vendido em mercados como o tailandês, mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e tem entre-eixos de 2,62 m.
Até agora, a Toyota confirmou apenas que o Yaris Cross nacional contará com o plano de garantia de até 10 anos, desde que todas as revisões sejam feitas na rede de concessionárias. Em termos de preço, a expectativa é que o modelo dispute espaço com SUVs como Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, entre outros dentro do mesmo segmento.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok