BYD Song Pro montado na Bahia para a COP30 exibe novo visual e motor 1.5 flex
SUV torna-se o primeiro veículo híbrido plug-in bicombustível produzido em série no mundo; confira detalhes
César Tizo - outubro 9, 2025
A BYD inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (9) sua linha de montagem final de veículos em Camaçari (BA), celebrando um marco histórico para a empresa no país.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de executivos da marca, e simbolizou a produção do primeiro carro híbrido plug-in com motor flex do mundo — o BYD Song Pro Edição Especial COP30.
O SUV, que já foi montado no país, é equipado com a tecnologia híbrida plug-in flex, uma evolução inédita da arquitetura DM-i (Dual Mode Intelligent), desenvolvida em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses.
Vale destacar, como você confere nas imagens, que a edição especial do Song Pro inaugura por aqui o facelift já revelado ano passado na China, movimentação que era aguardada, conforme noticiamos, para promover o início da montagem em Camaçari.
BYD Song Pro Edição Especial COP30: modelo inaugura facelift acompanhado da nacionalização
O sistema combina um propulsor elétrico com o motor 1.5 flex, projetado para funcionar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. No conjunto da BYD, o propulsor 1.5 atua principalmente como gerador de energia, proporcionando uma experiência de condução muito próxima à de um veículo totalmente elétrico.
A fabricante chinesa não informou, até o momento, os dados técnicos do Song Pro híbrido flex, porém, em seu vídeo de divulgação sobre a tecnologia (veja abaixo), a BYD cita que “é possível usar o etanol e manter o desempenho da versão a gasolina“, sugerindo que a empresa conseguiu alcançar o mesmo nível de eficiência térmica para os dois combustíveis.
De acordo com o fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, a criação do primeiro conjunto propulsor híbrido plug-in dedicado a um biocombustível é fruto da aposta no potencial do etanol brasileiro. “Decidimos que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”, destacou o executivo.
A tecnologia flex aplicada à arquitetura híbrida plug-in reforça a estratégia da BYD de adaptar suas soluções de mobilidade sustentável à realidade energética local. Segundo Tyler Li, presidente da BYD Brasil, “incorporar o etanol à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico, pois valoriza a matriz renovável nacional e oferece ao consumidor um veículo mais eficiente, com menor impacto ambiental e alinhado ao futuro da mobilidade no país”.
Detalhe do motor 1.5 flex que passa a figurar sob o capô do Song Pro nacional
Todas as 30 unidades do Song Pro Edição Especial COP30, que é tratado como um protótipo pela fabricante, serão doadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém (PA).
O modelo também simboliza a marca de 14 milhões de veículos produzidos globalmente pela BYD, alcançada apenas três meses após o 13º milhão.
Procurada pelo Guru dos Carros, a BYD esclareceu que tanto o facelift quanto a introdução do motor 1.5 flex ao portfólio do Song Pro nacional ocorrerão em uma etapa posterior, ainda sem data definida. Tudo leva a crer que a oferta definitiva do Song Pro aprimorado poderá ocorrer ao longo do ano que vem, inaugurando a linha 2027 do produto.
Com área superior a 4,6 milhões de m² e capacidade inicial para 150 mil veículos por ano, a fábrica da BYD em Camaçari já é considerada a maior unidade produtora de carros elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. O complexo deve alcançar capacidade total de 600 mil unidades anuais, após novo ciclo de investimentos anunciado por Wang Chuanfu.
BYD Song Pro Edição Especial COP30
Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD para Américas e Europa, destacou o significado da inauguração: “Esta data ficará gravada na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. Estamos entregando ao mercado uma tecnologia que é, ao mesmo tempo, global e genuinamente brasileira”.
Com o início da produção local e a apresentação, ainda que na forma de um protótipo, do Song Pro híbrido plug-in flex, a BYD dá um passo decisivo para consolidar o Brasil como referência mundial em mobilidade sustentável e no uso de biocombustíveis.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok