Lecar aposta em modelo inédito de vendas no Brasil e prepara expansão
Montadora 100% brasileira elimina necessidade de estoque e compartilha estrutura com lojas de seminovos
César Tizo - outubro 29, 2025
Conhecida pelos projetos do cupê híbrido flex 459 e da picape Campo, que estarão em destaque no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, a Lecar aposta em uma nova estratégia de negócios para comercializar seus veículos no Brasil. A empresa — uma montadora 100% nacional — implantará um modelo de vendas sem necessidade de estoque, reduzindo drasticamente os custos para concessionários e para a própria empresa.
O novo formato elimina altos investimentos em estruturas físicas e operacionais, permitindo que lojas multimarcas de seminovos passem a vender automóveis zero quilômetro da Lecar. O conceito já vem sendo testado na concessionária Lopes, inaugurada há dois meses em São Caetano do Sul (SP), e será ampliado com a abertura da Leste, em São Miguel Paulista, ainda em novembro. O investimento para abrir uma loja Lecar é inferior a 5% do valor de uma concessionária tradicional, segundo a marca.
De acordo com Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar, o objetivo é democratizar o acesso à marca e valorizar a relação de proximidade com o consumidor. “Queremos que a cordialidade e o atendimento sejam diferenciais competitivos. As lojas terão layout padronizado e identidade visual própria, garantindo reconhecimento imediato”, afirma o executivo.
Lecar 459: protótipo funcional do cupê 4 portas é esperado para o Salão do Automóvel de São Paulo
O vice-presidente de Inovação, Comercial e Marketing, Rodrigo Rumi, explica que o modelo também é uma oportunidade para lojistas de seminovos ampliarem suas operações. “O compartilhamento de estrutura física e de pessoal reduz custos sem comprometer a excelência no atendimento”, diz.
A Lecar também anunciou a criação da Rede de Executivos, formada por profissionais de diversas áreas que atuarão na prospecção e relacionamento com clientes. Já são mais de 1.350 interessados em integrar o ecossistema da marca. Esses executivos receberão formação técnica, suporte institucional e acompanhamento contínuo, com as vendas sendo finalizadas nas concessionárias físicas — em conformidade com a “Lei Ferrari” (Lei nº 6.729/1979).
Lecar Campo (protótipo)
Segundo a montadora, o programa une eficiência operacional e segurança jurídica, além de criar novas oportunidades de empreendedorismo no setor automotivo. Parte dos executivos poderá futuramente se tornar parceira em lojas da marca, atuando do fechamento da venda até a entrega técnica do veículo.
Paralelamente, a Lecar estrutura uma rede de pós-venda especializada e oficinas exclusivas voltadas a reparos e serviços técnicos, independente das concessionárias.
A base industrial da marca será instalada em Sooretama (ES), onde está em fase de homologação o terreno que abrigará sua fábrica nacional, com início das obras previsto para 2026. A produção local reforçará o compromisso da Lecar com a geração de empregos, o desenvolvimento regional e a industrialização do setor automotivo brasileiro.