Kia Sportage alcança nota máxima em segurança no Latin NCAP
SUV vendido no mercado brasileiro se destaca na última rodada de testes de 2025
César Tizo - dezembro 18, 2025
O Latin NCAP divulgou nesta semana a nona e última rodada de resultados de 2025, encerrando o atual ciclo de avaliações antes da adoção de um protocolo mais rigoroso a partir de 2026. Entre os destaques, o Kia Sportage obteve a classificação máxima de cinco estrelas, consolidando-se como uma das referências em segurança ativa e passiva entre os modelos comercializados na América Latina — incluindo o Brasil, onde o SUV médio é oferecido nas versões a combustão e híbrida.
Produzido na Eslováquia, Coreia do Sul e Estados Unidos, o Kia Sportage alcançou índices elevados em todas as áreas avaliadas: 89,81% em proteção para ocupantes adultos, 91,84% para ocupantes infantis, 70,93% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias e expressivos 98,22% em assistência à segurança. O resultado é válido para todos os Sportage vendidos na região com motores a combustão interna e híbridos, produzidos a partir de 17 de março de 2025.
Kia Sportage durante teste do Latin NCAP
O desempenho reflete uma evolução significativa do modelo ao longo dos últimos anos. Avaliado inicialmente em 2021, o Sportage passou por atualizações importantes, como a padronização de seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, aviso de cinto de segurança para todos os ocupantes, ancoragens i-Size, interruptor de desativação do airbag do passageiro e maior disponibilidade de sistemas avançados de assistência ao motorista. Entre eles estão frenagem autônoma de emergência para pedestres e ciclistas (AEB VRU), AEB urbano e interurbano, assistente de permanência em faixa e monitoramento de ponto cego, itens que contribuíram decisivamente para a nota máxima.
Segundo Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, o resultado do Sportage confirma uma mudança clara na estratégia da Kia na região. Ele destaca que a marca alcança seu quarto modelo com cinco estrelas em menos de dois anos, liderando a elevação do padrão de segurança oferecido aos consumidores latino-americanos.
Na mesma rodada, o Suzuki Baleno ilustra o contraste entre avanços e limitações do mercado regional. Inicialmente avaliado com apenas dois airbags, o modelo obteve uma estrela. Após a divulgação do resultado, a Suzuki reagiu e passou a padronizar seis airbags, o que elevou a classificação para duas estrelas. Apesar da melhora significativa na proteção lateral, a ausência de sistemas avançados de assistência à condução e de limitador de velocidade compatível impediu um resultado mais alto.
Os dados reforçam a mensagem do Latin NCAP sobre a importância da transparência e da rotulagem de segurança veicular na América Latina. Para a entidade, a classificação de cinco estrelas do Kia Sportage demonstra que é possível atingir níveis elevados de proteção mesmo em segmentos altamente competitivos, desde que a segurança seja tratada como prioridade e não como opcional.
Com a atualização do protocolo prevista para 2026, o programa sinaliza que exigências mais rigorosas passarão a valer, elevando a régua para fabricantes que atuam na região. Para o consumidor brasileiro, o resultado do Sportage serve como um indicativo claro de que o modelo figura entre os SUVs mais seguros disponíveis hoje no mercado nacional.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok