Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptações veiculares
Projeto de lei amplia benefícios já existentes na compra de automóveis e prevê isenção do imposto para peças e equipamentos necessários à adaptação dos veículos
César Tizo - dezembro 30, 2025
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5.000/25, que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para peças e equipamentos utilizados na adaptação de veículos destinados a pessoas com deficiência.
O parecer favorável foi apresentado pelo relator da proposta, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), que destacou o papel do Estado na promoção da inclusão. “O Estado tem o dever de adotar medidas para garantir a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência em todos os aspectos”, afirmou.
O texto aprovado altera a Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis, que atualmente já concede o benefício fiscal a pessoas com deficiência na aquisição de veículos novos com valor de até R$ 200 mil. Com a mudança, o alcance da norma passa a incluir também os custos relacionados às adaptações necessárias para viabilizar o uso do automóvel por esse público.
Autor do projeto, o deputado Alfredinho (PT-SP) argumenta que a medida corrige uma lacuna importante da legislação. “Trata-se de uma medida justa e necessária, uma vez que parte significativa das pessoas com deficiência não consegue utilizar os veículos sem a adaptação”, destacou.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para se tornar lei, o texto precisará ser aprovado posteriormente pelo Senado Federal.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok