Em busca de um 4×4 com melhor custo-benefício para trilhas leves e médias
Leitor deseja um veículo mais robusto para encarar trechos não pavimentados e que não exagere no preço; confira análise
César Tizo - janeiro 2, 2026
Busco um veículo 4×4 com o melhor custo-benefício possível, voltado a trilhas leves e, eventualmente, de média dificuldade. Gosto muito do Toyota SW4, mas reconheço que o modelo tem um preço elevado. Qual seria uma alternativa mais racional? – pergunta enviada por Fernando
Fernando, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Algumas pessoas podem subestimá-lo ou partir de uma opinião pré-concebida de que se trata de um veículo limitado para uso fora de estrada, mas o Jeep Renegade, em suas configurações com tração integral, é um SUV com uma proposta bastante interessante quando o assunto envolve preço, capacidade para enfrentar vias não pavimentadas e, por que não, bom conteúdo de itens de série.
O modelo reúne ainda algumas características singulares. Uma delas é o fato de o motor 1.3 turbo aceitar etanol, algo pouco comum entre SUVs com tração integral ou 4×4 à venda atualmente no Brasil, que em sua maioria utilizam apenas gasolina ou diesel.
O Jeep Renegade na versão Willys conta com um sistema de tração integral moderno, aliado a um seletor de terrenos que ajusta diferentes parâmetros do veículo — como respostas de motor e câmbio — para facilitar a transposição de obstáculos. O câmbio automático de 9 marchas também contribui nesse contexto, ao adotar uma primeira marcha com relação bastante curta e utilizada apenas em momentos específicos (função 4WD Low). Evidentemente, isso não substitui uma caixa de redução tradicional, mas segue a mesma lógica ao privilegiar força em situações de maior exigência.
Outro diferencial do Renegade Willys está nos pneus todo-terreno, de concepção moderna, que conseguem equilibrar bom desempenho fora de estrada sem sacrificar de forma relevante o conforto e o silêncio de rodagem no asfalto. Eles também ajudam na aderência e na resistência a impactos mais severos em trechos não pavimentados.
Jeep Renegade Willys
Completando o pacote, a versão topo de linha conta com suspensão elevada e proteções inferiores específicas para uso off-road, fundamentais para preservar componentes sensíveis como cárter, tanque de combustível e transmissão.
Dessa forma, se a proposta é adquirir um SUV capaz de encarar trilhas leves ou até de média complexidade, o Renegade Willys tende a entregar a desenvoltura esperada dentro dessa proposta.
Atualmente, o modelo tem preço sugerido de R$ 185.790, mas, a depender de promoções e condições comerciais, é possível encontrar unidades com valores próximos a R$ 170 mil, o que reforça seu apelo em termos de custo-benefício dentro do universo dos 4×4.
De série, além do câmbio automático de 9 marchas e do sistema de tração integral, o Renegade Willys se destaca pelo bom pacote de equipamentos, inclusive de assistência à condução. Entre eles estão monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, além de 7 airbags e teto solar panorâmico.
Por fim, vale destacar os cinco anos de garantia que a Jeep passou a oferecer para sua linha de modelos nacionais, um fator relevante para quem busca maior tranquilidade no uso a médio e longo prazos.
O principal ponto de atenção do Renegade fica por conta do consumo, que gira em torno de 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com gasolina. Esse comportamento pode ser atribuído à maior massa em ordem de marcha, resultante do sistema de tração integral, além da carroceria reforçada. Em contrapartida, com 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, o SUV entrega desempenho plenamente satisfatório e alinhado à sua proposta.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok