Ambos 2023: Tracker Premier é melhor do que o Nivus Highline?
Leitor deseja saber se a migração do seu VW atual para o Chevrolet é uma boa escolha e pediu nossa análise
César Tizo - janeiro 4, 2024
Olá meu caro, bom dia. Tudo bem? Eu tenho um Volkswagen Nivus Highline 2023, um carro que já tem tudo que eu gosto, design, painel, apenas a multimídia que falha muito. Minha mãe comprou uma Chevrolet Tracker Premier 2023 também. Ambos são carros 0km. Porém agora, por conta de uma condição que a favorece ela vai trocar de carro e me ofereceu a possibilidade de ficar com o carro dela. Como ela está pegou pelo benefício PCD a única questão é que para não pagar o ICMS eu devo ficar 4 anos com ele. Você considera a Tracker uma opção melhor que o Nivus? – pergunta enviada por Junior
Junior obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Muito interessante a questão trazida por você uma vez que nos permite contrapor não só dois excelentes produtos, mas também como as formas de aquisição podem resultar em impactos significativos no custo de propriedade.
Começando pelos veículos em si, é interessante destacarmos as diferenças de concepção entre o Chevrolet Tracker e o VW Nivus.
Propostas
O Tracker compartilha a plataforma GEM com o Onix Plus e o Onix, porém, desde o início do seu projeto, já foi concebido como um SUV compacto propriamente dito.
Por essa razão, o Chevrolet entrega um habitáculo maior e mais espaçoso em relação ao Nivus, sobretudo para os passageiros da segunda fileira de assentos.
Já o VW Nivus, por sua vez, empresta muitos elementos do Polo (como as portas, teto, para-brisa), fato que o configura muito mais como um crossover do que um SUV compacto, papel este que cabe claramente ao T-Cross dentro do portfólio atual da VW no país.
Por conta do estilo cupê, o Nivus tem a vantagem do terceiro volume mais saliente, o que resulta em um porta-malas com capacidade para 415 litros contra 393 litros do Tracker.
Em resumo, ao analisarmos a proposta dos dois modelos, podemos dizer que o Tracker está inserido em uma categoria superior.
Eficiência
Outro ponto é que, quando falamos especificamente do Tracker Premier, o SUV oferece nível de desempenho um pouco melhor graças ao seu motor de maior deslocamento (1.2 turbo/133 cv e 21,4 kgfm) em relação ao do Nivus (1.0 turbo com injeção direta/128 cv e 20,4 kgfm).
Já em termos de conforto e qualidade dinâmica, os dois modelos são equivalentes, com a vantagem de que o Nivus contempla em seu projeto o freio a disco nas quatro rodas.
Custo de propriedade
Algo que pode favorecer a troca do seu Nivus Highline pelo Tracker Premier, Junior, reside no menor custo de propriedade que você vai alcançar com o Chevrolet.
Como o SUV foi adquirido na modalidade de compra PcD, se o automóvel já se enquadrar no novo teto de compra do ICMS (R$ 120.000) você pagará o IPVA de forma proporcional, arcando apenas com o que exceder o teto atual de isenção do imposto, que hoje é de R$ 70.000.
Trata-se, portanto, de uma economia significativa nos seus gastos com o veículo.
É interessante salientar que o Tracker Premier pode lhe oferecer alguns recursos ausentes no Nivus, como é o caso do assistente de estacionamento e o monitoramento de pontos cegos.
Em resumo, creio que a troca em família do seu Nivus atual pelo Tracker Premier poderá ser bastante vantajosa.
De todo modo, antes de concretizar a negociação faça uma avaliação prolongada com o modelo para constatar se ele lhe agrada em tudo o que você espera encontrar em termos de performance e demais atributos técnicos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok