Três dúvidas envolvendo a compra de picapes ou SUVs a diesel usados
Leitor quer saber se vale a pena investir em um carro mais robusto, porém com até 10 anos de uso
grano - maio 23, 2016
Prezado Guru: Pagar 45.000,00 numa Strada CD 1.4 ou o mesmo valor numa Mitsubishi L200 ano 2010 a diesel, qual é mais vantagem levando-se em conta que dizem que a Strada quebra toda hora e as peças seriam baratas, enquanto a L200 (ou Ranger por exemplo), dificilmente quebra, porém quando isso acontece, dizem que as peças são caríssimas. Segunda pergunta: entre as pickups a diesel usadas cabine dupla na faixa de 45.000,00, portanto, com mais de 6, 7, 8, 9, 10 anos, qual compensa mais, observando o custo benefício:Hilux entre 1999 a 2005; Ranger entre 2005 a 2009; S10 entre 2005 a 2010; Mitsubishi L200 entre 2007 a 2011, todas a diesel. Terceira pergunta: Comprar uma Mitsubishi Pajero Dakar 2008 a diesel para quem tem orçamento curto estando acostumado com carros populares, é financeiramente perigoso ? Pergunto inclusive porque acredito que um carro acima de 8 ou mais anos, já esteja próximo do final de vida de muitas de suas peças originais por desgaste normal de horas de uso – perguntas enviadas por Sidney Pereira Menezes
Sidney obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! Resolvi unificar suas três perguntas, que tratam de um mesmo tema, para respondê-las de maneira conjunta.
De fato quando a gente compara uma picape compacta, como a Fiat Strada, com modelos de maior porte e nota que é possível adquirir esses veículos por um valor semelhante, já nos desperta logo uma vontade de subir esse degrau.
Modelos como as picapes médias a diesel são reconhecidas pela elevada robustez mecânica, até porque podem ser usadas para aplicações mais pesadas. Dentre todos os que você citou, a Mtsubishi L200 e a Toyota Hilux são as que entregam os conjuntos menos suscetíveis a quebra, inclusive quando sujeitas ao uso mais severo. Sendo assim, como você cita que é possível encontrar unidades da L200 com o valor que você está disposto a pagar com cerca de 5 anos de uso, ela seria a melhor escolha. Na mesma linha, o Mitsubishi Pajero Sport ano 2008 também é uma alternativa que você deve considerar. Se você não precisa da caçamba, ou seja, não tem o costume de levar cargas muito grandes, o SUV grande conta com uma proposta mais interessante.
Só fique atento ao estado geral dos modelos e se as manutenções foram feitas corretamente. Nessa hora, contar com a ajuda de um mecânico de confiança para inspecionar o veículo pode ajudar bem a evitar possíveis ”surpresas”. De fato, como o Sidney destaca na pergunta, a manutenção de um carro a diesel custa mais caro do que um carro a gasolina, sobretudo os ”populares”, quando envolve a troca de peças. Por esse mesmo motivo, não aconselho você optar por um modelo desse tipo beirando os 10 anos de uso a não ser que você conheça muito bem a procedência.
Por fim, com relação ao ”risco” de se adquirir um modelo a diesel usado, é claro que ele sempre vai existir. Se o baixo custo de manutenção é um item primordial, talvez seja interessante rever a escolha. Contudo, vale a pena pesquisar bem os modelos da Mitsubishi desde que não com uma idade muito avançada e levá-lo para um bom pente fino de um técnico de confiança. Se ele der o aval, vale a pena tentar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok