Entre Honda Fit LX CVT e Toyota Etios Sedan Platinum
Por um preço semelhante, leitor quer saber qual é a melhor opção levando em consideração o custo-benefício
grano - setembro 5, 2016
Caro César, estou em dúvida entre adquirir um Toyota Etios Sedan Platinum automático ou um Honda Fit LX CVT, ambos 2017 por aproximadamente R$ 64.000,00.Fiz teste drive em ambos, e o conjunto mecânico do Etios está muito bem acertado com o câmbio automático, muito próximo do CVT da Honda, inclusive na questão de economia de combustível, é mais econômico que o Fit, pelo motor Dual VVTi. Além disso o Etios Platinum é bem mais completo (multimídia, sensores, câmera de ré, bancos em couro, piloto automático), já o Fit na versão LX traz o básico, mas o design supera o Etios.E agora qual comprar, levando em consideração custo/benefício e liquidez? – pergunta enviada por Paulo Vieira
Paulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão que você levanta é excelente, uma vez que estamos tratando de dois produtos com várias qualidades, começando pela boa reputação de suas marcas e a qualidade construtiva e mecânica de seus modelos.
De fato, é inegável que ao colocarmos de lado o Toyota Etios Sedã Platinum e o Honda Fit lado a lado, o três volumes da Toyota entrega bem mais pelo que você vai pagar. A situação é ainda mais favorável para o Etios na medida em que estamos falando do mesmo preço.
Apesar de ser um carro excelente, com destaque para a boa versatilidade que seu sistema de rebatimento de bancos entrega, o Honda Fit LX deixa muito a desejar em termos de equipamentos de série. Basta mencionar que, no caso do Toyota Etios Sedã em sua versão topo de linha você encontra bancos com revestimento de couro, computador de bordo com a interessante função Eco Wallet que permite calcular quanto você está gastando com combustível, dentre outros recursos. Isso sem falar na central multimidia presente no Etios Sedã Platinum, que conta com navegador integrado, é capaz de sintonizar a TV digital e pode até reproduzir DVD. Você também leva, de quebra, a conveniência da câmera de ré. O Fit sequer disponibiliza a central multimídia como opcional…
Em termos de economia de combustível, apesar do câmbio automático do Etios contar com apenas 4 marchas, o bom motor 1.5 16V ajuda na eficiência geral do conjunto e permite com que ele entregue parciais de 12,2 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada com gasolina. No caso do Honda Fit LX CVT, os números ficam em 12,3 km/l e 14,1 km/l, respectivamente. As medições seguem o padrão do Inmetro e figuram no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Partindo para a liquidez, esse é um forte atributo do Honda Fit, o que ajuda inclusive a controlar sua desvalorização. De qualquer forma, Paulo, o Toyota Etios Sedã é um modelo bem aceito inclusive no mercado de usados graças à boa imagem da Toyota.
Logo, recomendo a você optar pelo Toyota Etios Sedã Platinum. Além do custo-benefício bem superior em relação ao Honda Fit, você ainda terá a vantagem do amplo espaço interno e o bom porta-malas de 562 litros, suficiente para armazenar a bagagem de toda a família.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok