Dúvida do momento: Toyota Corolla 2018, Honda Civic EX ou Chevrolet Cruze LTZ?
Leitor está em dúvida entre os três sedãs médios e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - março 27, 2017
Boa Tarde César. Preciso de sua ajuda em relação a Sedan médio. Minha esposa não quer migrar para SUV agora, ela prefere dar esse passo um pouco mais para frente.Em virtude disso estou analisando a compra de um sedan médio e estou em dúvida em relação a três opções, nesse caso seriam comprados 0km.Civic EXCorolla XEiCruze LTZ ITenho a impressão que o Corolla é o mais confiável e tem melhor taxa de depreciação, porém vejo que o Civic e o Cruze tem um pacote mais completo.O que você pode me dizer? Qual seria a sua sugestão de compra dentro dessas três opções?E claro, você faria alguma sugestão de outro veiculo de outra marca para eu poder ver também?Ah, você aconselha 0km mesmo ou acha melhor seminovo? Desde já muito obrigado por sua ajuda. Abraços – pergunta enviada por Luis Stefanini
Luis obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em primeiro lugar, vale a pena destacar que você está entre três excelentes opções de modelos, portanto optar entre cada um deles é uma tarefa que exige a análise de uma série de questões.
Apesar da ótima evolução que recebeu na linha 2018, com a inclusão dos controles de estabilidade e tração de série bem como os 7 airbags de série, o ponto que ”pega” no Toyota Corolla é que ele está uma geração atrás do Honda Civic e Chevrolet Cruze atualmente oferecidos nas lojas. Mesmo sabendo de sua conhecida robustez mecânica e da competência de sua rede de concessionárias no pós-vendas, creio que vale mais a pena partirmos para os sedãs de Honda e Chevrolet.
O Civic, por exemplo, oferece um projeto bem mais sofisticado do que o Corolla, com destaque para itens muito relevantes como a suspensão traseira multibraço, o que realça o conforto e a dirigibilidade. Toyota Corolla e Chevrolet Cruze contam com um layout por eixo de torção para o elemento elástico das rodas traseiras. Além disso, o Civic em sua décima geração de destaca pelo porta-malas com mais de 500 litros de capacidade e o ótimo espaço interno.
Considerando que estamos falando de sedãs médios na faixa de R$ 100.000, como é o caso de Civic EX, Corolla XEi e Cruze LTZ, oferecer um bom pacote de equipamentos de segurança e conforto é primordial. Nesse ponto o custo benefício do Chevrolet Cruze é imbatível. Por esse valor, é importante destacar que você leva o sedã da Chevrolet em sua versão topo de linha, enquanto Civic e Corolla por esse preço são oferecidos em suas versões intermediárias.
Com isso, é possível encontrar no Cruze recursos como a central multimídia com suporte para Android Auto e Apple CarPlay com navegador integrado, chave presencial com partida por botão e a possibilidade de acionar o motor a distância, sensores de chuva e luminosidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado automático digital e, um item que só o Cruze oferece no segmento, o sistema de telemática OnStar.
Vale a pena destacar que, se o orçamento permitir, vale a pena colocar mais R$ 9.900 no pacote opcional R7F para o Cruze LTZ, o qual acrescenta recursos de conveniência interessantes como o assistente de estacionamento, farol alto adaptativo e os alertas de colisão e ponto cego, dentre outros.
Outro ponto que torna o Chevrolet Cruze LTZ a opção mais interessante dos três sedãs diz respeito ao conjunto mecânico. O Cruze é o único dos modelos citados aqui a já estar na era do downsizing, ou seja, traz sob o capô um moderno e eficiente motor 1.4 com turbo e injeção direta de combustível. Trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas e recursos como o start-stop (desliga o motor quando o carro está parado), o Cruze é o mais econômico dos três e oferece o mesmo nível de desempenho. Toyota Corolla XEi e Honda Civic EX, ambos com motores 2.0 aspirados e câmbio CVT, alcançam média de 10,6 km/l na cidade com gasolina, número que sobe para 11,6 km/l no caso do Cruze LTZ. Na estrada, a vantagem do Chevrolet é ainda maior. Ele consegue entregar uma parcial nesse tipo de uso de 14 km/l também com gasolina, enquanto Civic e Corolla ficam em 12,9 e 12,6 km/l, respectivamente.
Os três sedãs são excelentes produtos, Luis, mas é inegável que atualmente o Chevrolet Cruze entrega o melhor conjunto inclusive sob o ponto de vista do custo-benefício. A tradição de Honda e Toyota pesa muito no segmento, mas é bom permanecermos abertos para produtos competentes como é o caso do Chevrolet.
Sobre a segunda parte de sua pergunta, vale a pena sim procurar por uma unidade seminova do Chevrolet Cruze LTZ desde que com o motor 1.4 turbo. Com uma boa negociação, você conseguirá achar o modelo com um ano de uso e um valor em torno de R$ 15.000 mais barato do que um modelo ainda na concessionária. A vantagem é que você leva um produto pouco rodado e não perde tanto dinheiro como ao adquirir o carro na loja, uma vez que grande parte da desvalorização inicial já encontra-se amortizada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok