Automatizado ou automático? Leitor está em dúvida entre Chevrolet Onix LTZ e Fiat Argo 1.3 GSR
Confira a análise do Guru envolvendo os hatches compactos em suas versões que dispensam o pedal da embreagem
grano - junho 20, 2017
Boa noite, Guru! Estou em dúvida entre dois carros: Chevrolet Onix LTZ AT e o Fiat Argo 1.3 GSR. O Argo sobresai na segurança, contando com controle de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa, maior economia, entre outros fatores. Porém a cambio GSR do Argo não é tão bom quanto o automatico do Onix. Tenho dúvida se esses items de segurança do Argo conseguem compensar essa diferença no câmbio – pergunta enviada por André Camara
André obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sua dúvida é muito interessante, pois nos permite inclusive analisar mais a fundo o posicionamento que a Fiat preparou para o Argo.
Sem dúvida nenhuma os controles de tração e estabilidade devem ser muito valorizados pois podem salvar vidar em situações extremas. Uma das maiores provas de sua eficácia é que a partir da próxima década eles serão itens de série nos carros comercializados por aqui.
O grande ”problema” do Argo reside na falta de conforto que o câmbio automatizado GSR confere ao modelo. Apesar da Fiat ser uma das marcas que mais valorizou e soube aprimorar muito esse tipo de transmissão, por uma questão do próprio funcionamento do sistema é difícil que as caixas automatizadas ofereçam a mesma suavidade de operação do que uma caixa automática com conversor de torque ou CVT, por exemplo.
Comparando dois modelos na faixa de R$ 60.000 em suas respectivas versões avaliadas aqui, creio que nesse cenário a compra do Chevrolet Onix é mais interessante pela suavidade ao rodar e a melhor aceitação do câmbio automático frente ao automatizado no mercado de usados, o que melhora a liquidez do Onix nesse aspecto.
De qualquer forma, André, uma saída interessante seria partir para o Fiat Argo em sua versão Precision 1.8 automática, que conta com uma caixa de 6 velocidades. Além de oferecer os controles de tração e estabilidade, o modelo também oferece o start-stop (em todas as versões) e um ótimo acabamento. Sei que o pulo financeiro é alto, de quase R$ 8.000, porém o modelo agradou em nosso primeiro teste e compensa esse investimento.
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