Hatches na casa de R$ 70.000: um Etios Platinum ou um Polo Highline?
Leitor está em dúvida entre os dois hatches de Toyota e VW e quer a opinião do Guru dos Carros
grano - setembro 28, 2017
Prezado César boa noite. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado por você, acompanho o site desde o final de 2016. A minha dúvida é a seguinte: estou na dúvida entre o eÉtios Platinum e o novo Polo Highline. Me parece que os dois carros são muito bons, portanto ainda não consegui me decidir. Gostaria de ouvir sua opinião. normalmente fico em média de 5 a 8 anos com o carro.Obrigado pela atenção e aguardo sua resposta. Abraço – pergunta enviada por Fábio Henrique
Fábio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De fato o Toyota Etios é um modelo que reserva um bom número de qualidade, como o conjunto mecânico robusto e eficiente considerando sua proposta, porém o Volkswagen Polo 2018 é um modelo muito mais avançado e interessante sob todos os aspectos.
O Polo 2018 trouxe um nível mais elevado para a categoria, tanto é que ele é capaz de fazer Etios parecer que está uma geração atrás, tamanha é sua superioridade em relação ao modelo de entrada da Toyota.
Começando pela parte mecânica, o Polo Highline traz sob o capô o interessante motor 1.0 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm de torque, volume de força semelhante ao de muitos motores 2.0 com aspiração natural. Graças a ele e às 6 marchas do câmbio automático, o Polo 2018 entrega bom desempenho e se destaca também pelo baixo consumo. Com 107 cv e 14,7 kgfm de torque e usando uma transmissão automática de apenas 4 velocidades, o Etios Platinum entrega médias de 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, ambas com gasolina. O Polo Highline, por sua vez, além de se destacar nos números de potência e torque consegue alcançar parciais de 11,6 km/l e 14,1 km/l com o mesmo combustível.
Na análise de custo-benefício, o Polo Highline dá uma lavada no Etios Platinum, sobretudo quando colocamos a lista de equipamentos de cada um deles lado a lado. O Polo Highline é tabelado em R$ 69.190, enquanto o Etios Platinum tem preço sugerido de R$ 66.320, portanto uma diferença de R$ 2.870. O valor está longe de ser considerado alto sobretudo se levarmos em conta que o Etios sequer passa perto de oferecer os importantes controles de tração e estabilidade, ofertados de série no Polo Highline em conjunto com o bloqueio eletrônico do diferencial. No Polo você ainda encontra recursos que passam longe do Etios Platinum como o ar-condicionado automático digital, chave presencial, partida por botão, rodas de liga leve aro 16”, central multimídia com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, dentre outros.
Tudo bem que o Etios Platinum sai de fábrica com revestimento interno de couro (opcional de R$ 800 no Polo Highline) e sua central multimídia não deixa de ser bem robusta, oferecendo câmera de ré, navegador integrado e até a sintonia de TV digital, porém nada disso justifica um preço tão próximo ao do VW. Além disso, muito mais do que esses recursos oferecidos pela central multimídia do Toyota, os sistemas de espelhamento de smartphones crescem cada vez na preferência dos consumidores. Vale a pena destacar também que o Polo sai de fábrica com 4 airbags, sendo que o Etios Platinum não vai além das duas bolsas frontais obrigatórias. Se você estiver disposto a adquirir alguns opcionais, é possível conferir à cabine do Polo a sofisticação do painel de instrumentos digital.
Não que o Polo Highline seja imune a falhas, como apontamos em nosso teste, já que o nível de acabamento interno poderia ser melhor, mas o VW sem dúvida nenhuma é muito superior em termos mecânicos, de comportamento dinâmico e nível de equipamentos. Sem dúvida nenhuma o Polo 2018 desponta no momento como a melhor opção no segmento de hatches compactos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok