Os lançamentos mais interessantes de 2018 para a compra PCD
Mercado contará com boas novidades no próximo ano, muitas delas também destinadas para atender o público PCD
grano - dezembro 6, 2017
Economia melhorando, o setor industrial registrando números positivos em grande parte amparado pela recuperação das fabricantes de veículos… esse clima de otimismo que permeia o país está sendo transmitido para as montadoras e é hora de nos prepararmos para uma boa safra de lançamentos a partir de 2018.
Como aqui no Guru dos Carros recebemos cada vez mais perguntas do público de pessoas com deficiência (PCD) que irão realizar a compra com isenção, decidimos separar aqui algumas novidades que chegarão às lojas no próximo ano e vale a pena você aguardar alguns meses para levá-los em consideração na hora de fechar negócio. Vamos a eles:
Toyota Yaris
Com o fim da oferta do Toyota Corolla em sua versão GLi tecido, a Toyota pavimentou o caminho para a oferta do Yaris no Brasil, que deverá chegar por aqui com as opções de carroceria hatch e sedã.
É bem possível que a Toyota aplique no Yaris produzido aqui o mesmo motor 1.5 16V já presente no Etios, o qual se destaca pela boa eficiência e recursos como o comando de válvulas variável. Configurações de topo de gama com o propulsor 1.8 16V do Corolla também não estão descartadas, sendo que ambos deverão contar com o câmbio automático CVT como opção para quem deseja esse tipo de transmissão. Com um conjunto que promete entregar bom espaço interno, capacidade de carga no porta-malas e mecânica eficiente, o Yaris é um modelo que vale a pena esperar.
Volkswagen Virtus
Se você tem pressa e já está com a documentação para a compra PCD quase pronta, saiba que o Volkswagen Virtus chegará logo às lojas. Entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro o sedã já poderá ser adquirido.
Pelo contato inicial que tivemos com o modelo ainda estático, o Virtus agradou pelo design muito equilibrado e o porte de sedã médio, com dimensões similares às do Volkswagen Jetta atual.
O aumento de 8,5 cm no entre-eixos em relação ao Polo, melhorou muito o espaço interno para os passageiros no banco traseiro e o porta-malas com 521 litros de capacidade será um dos maiores do segmento.
Também pesa a favor do Virtus, por isso ele é um modelo que vale a pena a espera, o ótimo motor 1.0 TSI oferecido em suas versões mais caras. Com turbo e injeção direta, ele oferece excelente desempenho com baixo consumo. Sua estrutura moderna também confere alto nível de segurança ao sedã, como visto no Polo.
Volkswagen T-Cross
O T-Cross será o terceiro modelo da nova gama de compactos da Volkswagen e marca a entrada da fabricante alemã no concorrido segmento de SUVs compactos como Honda HR-V, Hyundai Creta, dentre outros. É bem possível que os preços do T-Cross fiquem acima da faixa de R$ 70.000, mas sabendo da demanda dos consumidores PCD por modelos dessa categoria, não nos custa esperar que a Volkswagen prepare uma versão especial do modelo destinada para a compra com isenção.
O T-Cross dividirá a mesma plataforma modular MQB aplicada no Polo e no Virtus, bem como o leque de motores e câmbio deverá ser praticamente o mesmo.
Pela avaliação de colegas da mídia especializada europeia que já tiveram contato com o modelo ainda como um protótipo, o T-Cross chamou a atenção pela excelente dirigibilidade e o bom espaço interno.
Como chegará bem depois em uma das categorias mais competitivas do mercado, seguramente a Volkswagen precisará entregar um produto com um vasto leque de qualidades e diferenciais para se projetar no segmento. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2018.
Renault Duster 2019
Como já noticiamos no AUTOO, o Renault Duster recebeu uma profunda atualização na Europa. Apesar de manter a plataforma, o SUV compacto foi completamente revisto, do design até o acabamento e a ergonomia, o que sem dúvida nenhuma vai conferir bem mais competitividade ao modelo.
Em especial para o público PCD, o Duster é uma opção hoje em dia com um custo-benefício dos mais competitivos do segmento, com valor tabelado na casa de R$ 45.000 após os descontos tributários.
A previsão é que até o fim de 2018 o Duster renovado chegue à linha de montagem brasileira e, se a Renault mantiver o preço competitivo do modelo sem dúvida nenhuma é um produto que vale a pena a espera.
Em sua atual configuração para PCD, o Duster conta com o bom motor 1.6 SCe trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT. Se acrescentarmos a isso os ganhos em conforto, acabamento e nível de equipamentos, o Duster ficará uma alternativa bem interessante.
Fiat Cronos
O Fiat Cronos, bem como o Volkswagen Virtus, serão os sedãs compactos (se é que ainda podemos classificar assim) mais modernos do segmento.
Assim como ocorre hoje se colocarmos lado a lado o VW Polo e o Fiat Argo, o diferencial do Cronos sobre o Virtus residirá sobretudo no acabamento interno mais trabalhado e no visual com maior apelo para o design italiano.
O Cronos vai compartilhar a motorização 1.3 e 1.8 presentes no Argo, sendo que resta saber se o propulsor de entrada dará conta do recado em um modelo bem maior e que pode acomodar mais peso como é o caso do Cronos. De qualquer forma, o futuro sedã da Fiat é uma opção que deve figurar na lista de compras e a vantagem é que, assim como o Virtus, ele chegará às concessionárias em breve.
Volvo XC40
Existem muitos clientes PCD que buscam um modelo com nível superior de acabamento, tecnologia, requinte e modernidade em termos de propulsão.
O Volvo XC40 será um rival para o Audi Q3 (este fabricado no Brasil e também apto a compra com isenção) e o BMW X1, dentre outros, porém é um modelo que está uma geração a frente dos concorrentes.
O XC40 trará equipamentos até o momento exclusivos na categoria, como o controle de velocidade adaptativo que também é capaz de manter o carro na faixa de rodagem (Pilot Assist).
A previsão é que o Volvo XC40 chegue à rede de concessionárias da marca entre março e abril de 2018 com motor 2.0 turbo, tração integral e câmbio automático com 8 marchas. Os preços ”cheios” já foram anunciados e vão variar de R$ 169.950 a R$ 209.950 portanto sem os descontos tributários.
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