Chevrolet Equinox Premier ou um Peugeot 3008 Griffe Pack?
Leitor está em dúvida entre os dois SUVs médios e pediu a opinião do Guru dos Carros
grano - julho 3, 2018
Bom dia! Tenho um Cruze LTZ 2 1.4 turbo 16/17 e sempre gostei muito de sedan. Mais a pedido da minha esposa e filha, estou pensando em um SUV. Também sou apaixonado por carros, mais estou muito em dúvida do Chevrolet Equinox Premier e o Peugeot 3008 Griffe Pack. Pensando em motor, AWD, mala automática, suspensão independente na traseira, onstar, fico com o Equinox. Mais pensando em beleza, acabamento, equipamentos de série (mesmo não tendo GPS), consumo de combustível, fico com a 3008. Mais minha preocupação maior, é desvalorização, pós venda. Obrigado pela opinião – pergunta enviada por Neilo Oliveira
Neilo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Partindo para sua resposta pelos critérios mais objetivos, registramos uma desvalorização no primeiro ano que fica em 10,9% para o Chevrolet Equinox Premier e 9% para o Peugeot 3008 Griffe Pack no mesmo período de acordo com dados da Fipe. Se vai bem nos números, resta saber se o Peugeot 3008 vai repetir a mesma performance no quesito liquidez, uma vez que os modelos franceses, sobretudo os importados, sempre foram vistos com um certo preconceito pelo mercado de usados.
De qualquer forma, enquanto a Chevrolet conta com uma rede de distribuidores com grande capilaridade pelo território brasileiro, a Peugeot se esforça com novas medidas de atenção aos consumidores para prestar um bom serviço de pós-vendas, algo que, sem dúvida, a marca precisava melhorar.
O SUV da Chevrolet apela muito mais para uma pegada esportiva e emocional, como seu motor 2.0 turbo de 262 cv e 37 kgfm de torque não nos deixa mentir. Em conjunto com um excelente câmbio automático de 9 marchas, o Equinox alcança 100 km/h em apenas 7,6 segundos, um tempo muito bom para um modelo de seu porte. O Peugeot 3008, por sua vez, não fica devendo nas respostas dinâmicas, mas busca entregar um conjunto mais racional do ponto de vista do desempenho. Temos no SUV francês um 1.6 turbo de 165 cv e 24,5 kgfm, que o faz chegar aos mesmos 100 km/h em cerca de 9 segundos. Se não é tão ágil, ao menos o 3008 Griffe THP consome menos gasolina, algo que você deve ponderar em sua escolha, com parciais de 9,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, enquanto o Chevrolet Equinox fica em 8,4 e 10,1 km/l, respectivamente. Só no Chevrolet, contudo, você vai encontrar suspensão independente nas 4 rodas, com layout multibraço no conjunto traseiro, algo bem melhor do ponto de vista dinâmico do que o eixo de torção encontrado no 3008, solução simples demais para um veículo nessa categoria e faixa de preço.
A grande questão que, pelo menos na minha opinião, que pesa a balança a favor do Chevrolet Equinox Premier vai para o custo-benefício.
Temos um veículo que é mais barato, no caso o Equinox topo de linha tabelado em R$ 157.990, que ainda traz diferenciais mecânicos consideráveis como a presença da tração integral. Além disso, no Equinox Premier você encontra alguns recursos que o Peugeot 3008 Griffe Pack de R$ 166.990 não oferece como o prático assistente de estacionamento. Você conta com um sistema de monitoramento de câmeras 360º no 3008 Griffe Pack, mas o carro não é capaz de ajudar na baliza como é o caso do Equinox Premier. Fora isso, o Chevrolet ainda entrega para seu dono os mesmos recursos que o modelo francês mesmo custando bem menos tais como o teto solar panorâmico, carregador por indução para smartphones, revestimento interno de couro, central multimídia, rodas de liga leve aro 19”, faróis de LED com comutação automática para o facho alto, alerta de ponto cego, 6 airbags, dentre outros.
Logo, creio que, colocando na ponta do lápis, o Chevrolet Equinox Premier entrega um conjunto bem mais completo e interessante para quem busca um modelo na faixa de R$ 160.000.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok