Toyota inicia testes para produzir híbrido plug-in flex no Brasil
Investimento na localização da tecnologia está dentro do plano estratégico da empresa para os próximos cinco anos
César Tizo - setembro 12, 2023
A Toyota informou nesta semana que tem nos planos produzir um modelo com propulsão híbrida plug-in flex no Brasil.
Até hoje apenas a Toyota fabrica localmente automóveis com mecânica híbrida plena bicombustível, no caso o Corolla montado em Indaiatuba (SP) e o Corolla Cross em Sorocaba (SP).
Em comunicado, a Toyota explica que a tecnologia híbrida plug-in flex faz parte do plano de investimento da montadora para os próximos cinco anos no país.
Após a consolidação do híbrido flex, a empresa defende que a inclusão de outras tecnologias também vão contribuir com o processo de eletrificação do seu portfólio no Brasil e região.
E, no mercado brasileiro, o etanol é parte fundamental para que a eletrificação avance, destaca a fabricante, resultando em ganhos reais de baixas emissões de CO2 e considerando a infraestrutura já existente no país.
“O híbrido plug-in flex combina o melhor de dois mundos: elétrico com zero emissões para viagens urbanas diárias e combustão com baixas emissões para longas distâncias. Além disso, ainda estamos contribuindo com a pesquisa do uso de hidrogênio a partir de etanol para carros de passageiros no Brasil”
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil
Como é possível constatar pelas imagens, a Toyota utiliza como base para seus novos ensaios no Brasil uma unidade do RAV4 híbrido plug-in.
O SUV médio usa como base um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Corolla sedã e no Corolla Cross, porém conta com bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência, gerando uma eficiência energética em torno de 70% maior quando comparado a modelos somente a combustão, explica a Toyota.
Apenas como comparação, os híbridos plenos alcançam eficiência até 40% maior em relação aos carros térmicos não eletrificados.
Um híbrido-leve, por sua vez, é cerca de 5% mais eficiente em relação a um veículo convencional, uma vez que seu motor elétrico não é capaz de tracionar o carro.
Atualmente, a Toyota lidera o segmento de automóveis eletrificados no Brasil.
Desde a chegada da dupla Corolla e Corolla Cross com a mecânica híbrida flex ao mercado, os dois modelos já somam quase 65 mil unidades vendidas no país.
O SUV compacto, um rival para VW T-Cross, Chevrolet Tracker, entre outros, vai atuar em uma faixa de preço e tamanho abaixo do Corolla Cross, portanto com valores mais convidativos, e também terá opção mecânica híbrida flex.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok