VW vai nacionalizar motor 1.5 turbo e SUV deve estrear a novidade
Sindicato do interior paulista revelou que o propulsor mais sofisticado e pronto para a eletrificação vai substituir o 1.4 TSI produzido localmente
César Tizo - novembro 14, 2023
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté reportou uma novidade importante envolvendo o futuro da Volkswagen no mercado brasileiro.
De acordo com a entidade, os trabalhadores da planta de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) aprovaram em assembleia realizada na última sexta-feira (10/11) a Extensão do Acordo Coletivo de Trabalho até 2028.
A medida, segundo relata o sindicato, vai viabilizar a produção local do motor 1.5 TSI evo2, uma evolução do 1.4 TSI atualmente fabricado em São Carlos.
De acordo com nota do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, o novo motor 1.5 TSI evo2 terá capacidade de propulsão híbrida flex e “garantirá o futuro da fábrica, pois o motor EA211 atual tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes“.
Mais eficiente
Já presente sob o capô de alguns modelos da Volkswagen na Europa, entre eles o Golf, o motor 1.5 TSI entrega por lá 150 cv e conta com uma série de evoluções para se tornar mais eficiente em relação ao 1.4 TSI aplicado em alguns modelos da marca no Brasil, como é caso de algumas versões do Polo, Virtus e dos SUVs T-Cross e Taos.
Entre os avanços em relação ao antecessor, o 1.5 TSI tem como destaques a tecnologia (ACT) que permite a desativação de até 2 dos 4 cilindros para favorecer a economia de combustível, parede dos cilindros com revestimento de plasma para redução de atrito, turbo de geometria variável e sistema de injeção direta com pressão de 350 bar.
No caso do 1.5 TSI evo2, revelado em julho do ano passado na Europa, os engenheiros da VW realizaram alguns avanços, entre eles a união do catalisador com o filtro de partículas em um único módulo de controle de emissões.
Outra evolução ficou por conta do sistema de desativação de cilindros, que passa a ser o ACTplus (Active Cylinder Management). Segundo a VW, com o ACTplus “o processo de combustão na operação de dois cilindros foi otimizado, permitindo também ampliar a faixa de operação do sistema“.
Eletrificação
Como já antecipado pelo sindicato paulista, o motor 1.5 TSI evo2 a ser nacionalizado em São Carlos estará preparado para a eletrificação.
Na Europa, o propulsor 1.5 eTSI serve de base para diversas aplicações mais eficientes, indo desde o sistema híbrido-leve até a mecânica híbrida plug-in com 272 cv de potência.
É interessante salientar que, também no Velho Continente, o 1.5 TSI pode ser encontrado desde o T-Cross até o novo Passat Variant.
Aqui no Brasil, um forte candidato para estrear o 1.5 TSI evo2 nacional é o Volkswagen Taos possivelmente já no ano que vem.
O SUV intermediário, que é produzido na Argentina para abastecer os mercados da região, não registra a mesma aceitação de rivais como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross no Brasil e a troca do motor por uma unidade de potência mais eficiente pode conferir novo ânimo ao SUV.
Provavelmente o Taos 1.5 TSI a ser lançado em 2024 ainda não deverá contemplar a eletrificação do novo motor, o que poderá ocorrer a partir de 2025, muito provavelmente tomando como base o sistema híbrido-leve.
Segundo rumores, o Jeep Compass deverá estrear no curto prazo uma versão híbrida-leve tomando como base a plataforma Bio-Hybrid, o que torna o VW T-Cross a aposta provável para inaugurar a mecânica eTSI aqui no Brasil dentro de um ano e meio. Vamos acompanhar de perto!
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