Compra com isenção: Fiat Fastback, Chevrolet Tracker ou VW T-Cross?
Leitor PcD vai trocar seu automóvel atual por um SUV e deseja saber qual é a melhor escolha com todas as isenções
César Tizo - janeiro 10, 2024
Olá César. Há tempos estou procurando nos sites. Feliz em te encontrar pois você me ajudou nas escolhas dos meus carros PCD. Esse ano vou trocar meu carro e da minha esposa e volto a pedir sua ajuda. Considerando os SUVs compactos abrangidos pela isenção total, qual você indica? Pode fazer uma análise do VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Fiat Fastback ou outro que você julgar conveniente. Abraço – pergunta enviada por Cássio
Cássio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Desde já agradeço novamente pela confiança e por solicitar nossa análise agora na etapa de troca dos carros atuais da família.
De fato, Cássio, o mercado de SUVs para os consumidores PcD está cada vez melhor no início de 2024 em grande parte por conta da entrada em vigor do novo teto de compra do ICMS (R$ 120.000).
Partindo para o cenário proposto por você, gostaria de começar a análise pelo Volkswagen T-Cross.
O modelo, como já está sendo oferecido na rede de concessionárias, pode ser adquirido pelos consumidores PcD por R$ 100.700 após as isenções tributárias, mesmo valor também praticado para o inédito Nivus Sense.
Apesar das inegáveis qualidades que oferece, como a cabine ampla e confortável e o conjunto motor e câmbio eficiente, você precisará gastar muito com acessórios para tornar o VW T-Cross Sense minimamente equipado.
O SUV compacto da VW não sai de fábrica sequer com central multimídia, apoio de braço, entre outros itens “básicos”, por assim dizer.
Olhando para o leque de opções de SUVs para PcD hoje em dia, você já encontra excelentes alternativas com um pacote muito mais completo de itens de série respeitando o novo teto do ICMS.
Dois ótimos exemplos são o Chevrolet Tracker e o Fiat Fastback citados por você na pergunta.
Entre os dois, creio que o Chevrolet oferece um conjunto que se destaca por conta do interior maior e mais confortável em relação ao Fiat, sobretudo quando comparamos o espaço para os ocupantes no banco traseiro.
O Chevrolet Tracker de entrada, que custa R$ 106.000 após as isenções, já sai de fábrica, por exemplo, com 6 airbags, controles de tração e estabilidade, chave presencial, acendimento automático dos faróis, central multimídia com tela de 8″ e suporte ao Apple CarPlay e Android Auto sem fio, câmera de ré, trio elétrico, regulador e limitador de velocidade.
O Tracker 1.0 turbo pode não oferecer os mesmos números de potência e torque mais elevados do Fiat Fastback, entretanto seu nível de eficiência é elogiável, bem como o desempenho do Chevrolet é condizente com sua proposta.
Mais opções
Se você está aberto para mais opções, Cássio, acho interessante você também considerar a compra do Jeep Renegade.
O modelo hoje em dia pode ser adquirido pelo consumidor PcD por R$ 102.900 com um elogiável conteúdo de equipamentos.
O Renegade de entrada oferece até mesmo alguns assistentes de condução, com destaque para o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o aviso de saída involuntária de faixa.
Também figuram no Jeep a central multimídia com suporte aos principais sistemas de espelhamento sem fio de smartphones, câmera de ré, 6 airbags, rodas de liga leve aro 17″, regulador e limitador de velocidade, entre outros.
O Renegade ainda tem credenciais técnicas interessantes, como a suspensão independente nas quatro rodas, e a motorização 1.3 turbo com até 185 cv.
Já para quem não deseja gastar muito na compra com isenção, a Nissan recentemente passou a oferecer o Kicks com preço inicial de R$ 86.990 em sua versão de entrada com central multimídia.
Apesar do preço agressivo, a lista de itens de série do Kicks é consideravelmente enxuta.
Em resumo, Cássio, creio que hoje em dia ao optar pelo Chevrolet Tracker ou o Jeep Renegade você fará excelentes escolhas dentro da modalidade de compra com isenção.
Coloquei o fadtback pela questão do porta malas amplo, o que para mim seria interessante. Há tempos atrás esse item não tinha relevância mas com a chegada do neto passou a ser um item importante. Por isso queria saberaid sobre o fadtback
Oi Cássio, de fato o Fastback tem como ponto positivo o porta-malas acima de 500 litros, entretanto, como dito no texto, a grande questão fica por conta da cabine estreita e não tão espaçosa. Creio que, sob esse aspecto, o Tracker é um modelo mais equilibrado, oferecendo bom espaço interno e porta-malas para 393 litros, que está na média do segmento. Abraço!
Coloquei o fadtback pela questão do porta malas amplo, o que para mim seria interessante. Há tempos atrás esse item não tinha relevância mas com a chegada do neto passou a ser um item importante. Por isso queria saberaid sobre o fadtback
Oi Cássio, de fato o Fastback tem como ponto positivo o porta-malas acima de 500 litros, entretanto, como dito no texto, a grande questão fica por conta da cabine estreita e não tão espaçosa. Creio que, sob esse aspecto, o Tracker é um modelo mais equilibrado, oferecendo bom espaço interno e porta-malas para 393 litros, que está na média do segmento. Abraço!