Hatch turbo até R$ 110.000: HB20 Comfort Plus ou 208 Allure?
Após pesquisas, leitor ficou em dúvida entre os modelos de Hyundai e Peugeot e deseja nossa análise
César Tizo - março 14, 2024
Boa tarde César. Você respondeu minha pergunta sobre o momento certo de trocar de carro e me recomendou comprar um 0 km pois pretendo ficar muitos anos com o carro. Tenho atualmente um Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 2013. Pretendo comprar um 0 km automático e estou na dúvida entre alguns modelos. Posso gastar no máximo R$110.000. As opções são outro HB20 Comfort Plus Turbo automático, Peugeot 208 Allure Turbo (entre estes dois acho o Peugeot 208 muito mais bonito). Também pensei no Toyota Yaris ou Fiat Argo Trekking mas estes tem o motor bem mais fracos que meu carro atual. Na verdade minhas primeiras escolhas seriam o Fiat Pulse ou o novo Renault Kardian, mas infelizmente seus preços com motor turbo ficam acima do meu orçamento e o Pulse 1.3 também possui motor muito inferior. Qual me recomenda e qual você compraria se fosse sua escolha pessoal? Por favor tire estas dúvidas pois realmente estou muito indeciso do que comprar. Observação: tenho garagem pequena. Muito obrigado – pergunta enviada por André
André, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Levando em conta o teto de R$ 110.000, os dois hatches elencados por você já são ótimas opções, sendo que eu apenas acrescentaria o Chevrolet Onix LT 1.0 turbo automático (R$ 108.210) como um terceiro veículo a ser considerado.
Centrando a análise entre o Hyundai HB20 Comfort Plus TGDI e o Peugeot 208 Allure, é inegável que o hatch compacto da marca francesa oferece uma proposta muito competitiva por R$ 99.990.
Em relação ao HB20 Comfort Plus, o 208 Allure peca ao oferecer somente 4 airbags contra as 6 bolsas infláveis do concorrente, entretanto a lista de itens de série do Peugeot contempla até mesmo diferenciais como o teto panorâmico fixo.
O 208 Allure ainda sai de fábrica com central multimídia com tela de 10″, sensor de estacionamento, câmera de ré, rodas de liga leve aro 16″, entre outros recursos.
É importante você levar em conta, André, sua necessidade de espaço interno, uma vez que o Peugeot 208 está longe de ser uma referência nesse aspecto se considerada a área livre para os ocupantes do banco traseiro. Nesse ponto, o Hyundai HB20 é um hatch melhor resolvido, assim como o Onix e sobretudo o VW Polo.
Do ponto de vista mecânico, o motor 1.0 GSE presente sob o capô do 208 e em outros modelos nacionais da Stellantis se destaca pela ótima potência (130 cv) e torque (20,4 kgfm), números consideravelmente superiores aos do HB20 Comfort Plus TGDI (120 cv/17,5 kgfm).
Dotado de transmissão automática CVT, o Peugeot 208 Allure é capaz de alcançar 100 km/h em 9 segundos quando abastecido com etanol, tempo que sobe para 10,7 segundos no HB20.
O que é elogiável no Peugeot é que, mesmo oferecendo performance superior, ele não descuida do consumo, com médias oficiais de 12,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada. O Hyundai, por sua vez, é homologado no PBEV com parciais de 11,8 e 14 km/l, respectivamente.
Em que pese o fato do Hyundai contar com 5 anos de garantia contra 3 anos do Peugeot, é difícil ignorarmos a superioridade técnica e de precificação que o 208 Turbo 200 CVT oferece.
Logo, se a cabine do 208 Allure condiz com seu perfil de uso do veículo, vale a pena optar pelo modelo.
As mudanças, porém, serão limitadas ao visual do hatch e evoluções pontuais de acabamento na parte interna. Novidades técnicas profundas não estão previstas.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok