Nissan e Honda buscam parceria para acelerar novas tecnologias e eletrificação do portfólio
Fabricantes divulgaram nesta sexta-feira (15) a assinatura de memorando de entendimento
César Tizo - março 15, 2024
A Honda e a Nissan anunciaram nesta sexta-feira (15) a assinatura de um memorando de entendimento com o objetivo de iniciar estudos para uma eventual parceria estratégica entre as companhias.
A proposta das empresas é acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como aprimorar os esforços de eletrificação veicular no portfólio das duas fabricantes.
“Para acelerar ainda mais os esforços no sentido da neutralidade de carbono e de zero acidentes no trânsito será essencial reforçar as tecnologias ambientais e de eletrificação, bem como o desenvolvimento de novos softwares. As duas empresas chegaram a um entendimento com base na crença de que é necessário unir forças e explorar a possibilidade de colaboração futura“, relata o comunicado conjunto emitido por Nissan e Honda.
Ainda de acordo com as empresas, a possível parceria contempla áreas como os veículos definidos por software (ou SDV na sigla em inglês), além de componentes relacionados com veículos elétricos e demais produtos complementares.
“É significativo que tenhamos chegado a este acordo com base no entendimento mútuo de que a Honda e a Nissan enfrentam desafios comuns. Aguardamos com expectativa as novas discussões e pretendemos encontrar ganhos mútuos para o crescimento sustentável”, declarou Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan.
“Neste período único de transformação, que ocorre uma vez a cada século na indústria automotiva, examinaremos o potencial da parceria entre Nissan e Honda. O nosso critério de estudo será se a sinergia de tecnologias e conhecimento que as nossas empresas cultivaram nos permitirá alcançar posição de liderança no segmento, criando novo valor para a indústria automotiva”, completa Toshihiro Mibe, presidente e diretor executivo da Honda.
É fato que a possível combinação de forças entre as duas marcas japonesas surge em um contexto de grande avanço das fabricantes chinesas sobretudo no segmento de veículos eletrificados.
Curioso destacar que, em escala global, a Nissan é uma das principais aliadas da Renault e no possível acordo que está sendo costurado com a Honda não é feita sequer uma menção aos franceses, o que escancara como o acordo entre Renault e Nissan esfriou ao longo dos últimos anos.
De qualquer forma, até por questões culturais e da facilidade para o desenvolvimento de produtos e tecnologias voltadas à demanda interna, a associação entre as marcas japonesas é algo esperado. Vamos acompanhar de perto os próximos passos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok