BYD vai reforçar oferta de híbridos no Brasil iniciando com a picape Shark
Picape híbrida chegará ao mercado brasileiro ao longo do segundo semestre deste ano
César Tizo - abril 25, 2024
Durante a apresentação do BYD Tan EV 2024, o Guru dos Carros teve a oportunidade de conversar com Pablo Toledo, diretor de marketing e comunicação da empresa no Brasil, e ouviu do executivo algumas informações interessantes sobre a estratégia de curto prazo da companhia para o país.
Segundo Toledo, a BYD vai reforçar a oferta de híbridos no Brasil, tendo como um dos destaques a aguardada picape média Shark, que teve o lançamento em nosso mercado confirmado para o segundo semestre de 2024.
“Acreditamos que, no caso do Brasil, os híbridos, em especial os modelos plug-in, terão papel fundamental para facilitar o contato dos consumidores com a tecnologia dos carros eletrificados. Na medida em que as pessoas lidarem com a questão da recarga, conhecerem as vantagens da tecnologia e se acostumarem com ela, o caminho para a migração rumo a um carro elétrico se tornará mais natural“, explicou Toledo.
Em um fato inédito, pela primeira vez a gigante chinesa vai lançar globalmente um modelo fora da China.
A BYD Shark fará sua estreia para o público no México já no mês que vem, deixando claro o caráter global do novo produto e sua orientação a mercados onde esse tipo de veículo tem demanda elevada.
Graças ao seu conjunto mecânico contemplando o propulsor térmico e outros dois motores elétricos, a novidade contará com “quase 480 cv de potência“, segundo antecipou a BYD.
Tal número significa mais do que o dobro da potência oferecida pela maior parte das picapes médias a diesel atualmente em nosso mercado.
Uma grande vantagem da picape será a tração integral proporcionada pelos motores elétricos, o que elimina a necessidade do eixo cardã, por exemplo, e torna a distribuição de torque entre os eixos muito mais rápida e eficiente.
Outro aliado da BYD Shark para aprimorar sua eficiência será a possibilidade de trafegar com a picape apenas no modo elétrico, poupando ainda mais combustível.
A BYD Shark terá 5,45 m de comprimento, 1,97 m de largura e 3,26 m de entre-eixos, dimensões um pouco maiores em relação à modelos como a Toyota Hilux, por exemplo.
Produção nacional
Sobre a produção nacional de automóveis por parte da BYD na Bahia, o executivo da empresa nos detalhou que a fabricante fará esforços para iniciar a linha de montagem até o fim deste ano, porém a capacidade plena será alcançada ao longo de 2025.
Até o momento a BYD confirmou a nacionalização dos modelos Song Plus, Yuan Plus, Dolphin e Dolphin Mini.
A BYD, ao lado de outras fabricantes como Toyota, Stellantis e Volkswagen, também dará ênfase ao uso do etanol como a solução de descarbonização mais interessante para o mercado brasileiro, contando ainda com a ajuda relevante da eletrificação.
Por fim, de acordo com Toledo, a eventual montagem da picape média Shark na Bahia é algo que figura nos planos da fabricante.
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