Chevrolet fecha fábricas no Equador e Colômbia; Onix Joy e Joy Plus saem de linha
Compactos de acesso da Chevrolet seguiam fabricados na Colômbia
César Tizo - abril 30, 2024
A GM resolveu encerrar suas atividades de manufatura no Equador e na Colômbia, segundo reportam veículos de imprensa dos dois países nesta semana.
A empresa norte-americana até então operava a Colmotores na Colômbia e a OBB em Quito, no Equador, porém ambas já trabalhavam com uma capacidade bem abaixo da projetada.
Segundo informações, a Colmotores produzia volume de apenas 9% de sua capacidade, enquanto a equatoriana OBB operava a 13% de sua capacidade de produção, números que tornaram inviável a continuidade das operações.
Somam-se aos fatos que resultaram na decisão da GM o pequeno mercado consumidor dos dois países e a facilidade de importação de automóveis tanto para a Colômbia quanto o Equador, ambos com tratados de livre comércio com algumas potências globais.
A decisão da GM encerra, portanto, a produção do Chevrolet Joy e do Joy Plus, respectivamente o Onix de primeira geração e a última geração do sedã compacto Prisma.
Os dois modelos de entrada foram comercializados no Brasil até o fim de 2021, porém seguiram produzidos em São Caetano do Sul (SP) para atender outros mercados regionais.
Contudo, para abrir espaço para a entrada da nova Chevrolet Montana na linha de montagem paulista, a fabricação do Joy e do Joy Plus foi deslocada para a Colmotores a partir de 2022, chegando ao fim, portanto, neste mês.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok