Descontos superam R$ 65.000: o que ocorre com as picapes médias diesel?
Modelos estão sendo negociados com generosas reduções de preço; entenda as razões
César Tizo - maio 4, 2024
A 29ª edição da Agrishow, uma das mais importantes feiras do agronegócio realizada em Ribeirão Preto (SP), escancarou uma realidade já observada há um bom tempo no segmento de picapes médias: os relevantes descontos concedidos para esses veículos.
Um bom exemplo ocorre na gama Nissan. A Frontier Attack, que tem preço tabelado em R$ 275.580, já estava sendo comercializada em promoção (antes mesmo da Agrishow) por R$ 209.990. Trata-se, portando, de uma significativa redução de R$ 65.590 sobre o valor sugerido.
Na gama Toyota, a situação é semelhante. A Hilux Power Pack, configuração com cabine dupla da picape e orientada ao uso comercial, tem preço público sugerido de R$ 242.590, porém na Agrishow e em outras campanhas da marca japonesa, a picape era negociada por R$ 198.923,80 para empresas e produtores rurais, desconto acima de R$ 43 mil.
O que ocorre?
Como explicar, então, esse movimento realizado por diversas marcas para tornar suas picapes médias novamente atrativas aos consumidores?
Talvez uma das principais razões fique por conta do preço atual do diesel, que tradicionalmente era mais competitivo do que a gasolina e tornava o custo por quilômetro rodado com as picapes mais vantajoso.
De acordo com o levantamento de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) compreendendo o período de 21 a 27 de abril, o diesel S10, que é o recomendado para motores modernos, registrou preço médio de revenda de R$ 5,96/litro contra R$ 5,84/litro da gasolina comum considerando a média nacional. É importante lembrar que os veículos a diesel mais sofisticados demandam ainda o uso de ARLA 32 para controle de emissões, o que acarreta em custo adicional.
É curioso pontuar que justamente quando a gasolina alcança patamar de preço mais favorável em relação ao diesel já não encontramos mais picapes médias novas com motorização flex, catálogos que foram descontinuados ao longo dos anos exatamente pela baixa participação em vendas.
Não por acaso as picapes médias bicombustíveis valorizaram no mercado de usados, assim como as unidades diesel estão sofrendo depreciação acentuada, outro reflexo das promoções agressivas para modelos 0 km.
Vale observar, por exemplo, como a Fiat Titano, uma das novidades no segmento, chegou ao mercado posicionada de maneira muito mais competitiva em termos de valores em relação aos concorrentes diretos. O mesmo podemos dizer da Chevrolet S10 2025.
Portanto, agora com uma relação custo/benefício mais favorável, o momento mostra-se ideal para quem deseja adquirir uma picape média. Os preços competitivos, ainda mais levando em conta unidades seminovas ou usadas, colaboram para amortizar o combustível mais caro, o que resgata a atratividade desses veículos.
Outro ponto a ser levado em conta é a chegada iminente das picapes médias eletrificadas, tendo como destaque a BYD Shark. Apostando na eficiente mecânica híbrida plug-in a gasolina, a novidade vai oferecer cerca de 480 cv de potência e suas médias de consumo prometem surpreender, isso sem levar em conta a capacidade de percorrer algumas dezenas de quilômetros em modo 100% elétrico.
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