Ford Ranger Raptor, Ram 1500 Rebel ou uma Ram 3500?
Leitor deseja um veículo versátil para o uso familiar e também com boa capacidade de reboque
César Tizo - maio 22, 2024
Estou com uma grana na casa dos 500k e estou muito em dúvida entre os modelos da RAM, (1500 Rebel e 3500 Laramie) ou Ranger Raptor. Meu uso é 90% em cidade e rodovia e 10% em terra. Os modelos da RAM são escolhidos pois não vem com estribo elétrico o que seria um problema pra mim pois uso para pescaria e desembarco barco no rio. Poderia ponderar qual seria uma escolha sensata pensando que tenho um filho pequeno ou seja será um carro de uso familiar também. Desculpe o tanto de informação kkkkk mas realmente estou em dúvida. Ps. Tenho carta C que permitiria a 3500 – pergunta enviada por Junior
Junior, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vamos começar pela capacidade de reboque das três picapes, que certamente é um ponto importante para você.
A Ram 1500 Rebel é homologada para rebocar até 5.062 kg utilizando implemento com freio. Já a Ram 3500 Laramie, na mesma condição, suporta até 8.958 kg. A Ford Ranger Raptor, por sua vez, tem capacidade de reboque para 2.500 kg.
Ford Ranger Raptor: foco no desempenho e vocação off-road, porém menor capacidade de reboque
Tamanho
Considerando que grande parte do uso que você faz do veículo é urbano (90% do tempo), é interessante analisarmos o tamanho das três picapes.
A Ranger Raptor, por atuar na categoria de médio porte, é a menor das três, com 5,38 m de comprimento, 2,02 m de largura (apenas carroceria) e 1,92 m de altura.
A Ram 1500 Rebel, já classificada como uma picape full-size, tem 5,92 m de comprimento, 2,08 m de largura e 2,01 m de altura. A Ram 3500 é a maior do trio aqui reunido, alcançando 6,06 m de comprimento, 2,12 m de largura e 2,03 m de altura.
Ram 1500 Rebel: porte intermediário entre os três modelos considerados na análise
Eficiência
É interessante salientar que o projeto mais recente da Ranger Raptor lhe confere um conjunto mecânico mais eficiente, fruto da presença do motor 3.0 V6 biturbo a gasolina com 397 cv e 59,4 kgfm de torque.
Além de rápida, com a aceleração de 0 a 100 km/h executada em apenas 5,8 segundos, a Ranger Raptor tem consumo oficial de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, números favorecidos pela presença do câmbio automático de 10 marchas.
A Ram 1500 Rebel usa um motor V8 de 400 cv e 56,7 kgfm de torque, alcançando 100 km/h em 6,4 segundos. Suas médias de consumo são de 5,3 km/l na cidade e 6,6 km/l na estrada com gasolina.
A Ram 3500, única do trio a aceitar diesel, traz sob o capô o poderoso 6.7 litros com 377 cv e nada menos do que 117,2 kgfm de torque.
Como não é orientada ao desempenho, a Ram sequer divulga dados de performance da 3500. Suas parciais de consumo (não oficiais) ficam em torno de 6 km/l na cidade e 8 km/l na estrada.
Ram 3500: maior picape do trio
Qual escolher?
Ponderando o que essas três picapes oferecem, se a capacidade de reboque da Ranger Raptor for suficiente para você, ela pode ser a melhor escolha.
Nossas ruas, garagens de condomínios e estacionamentos de shoppings são pouco adaptados ao porte das picapes full-size, portanto o uso cotidiano de um modelo como a Ranger tende a ser facilitado em relação às representantes da Ram.
Além disso, a Ranger Raptor oferece uma cabine espaçosa e confortável para 5 passageiros, com um alto nível de equipamentos e recursos avançados de assistência ao condutor, incluindo o assistente de reboque Pro Trailer.
Ford Ranger Raptor: por ser uma picape média, uso na cidade é facilitado
Entretanto, se você precisa de uma capacidade de reboque superior à da Ranger Raptor, a solução é optar pela Ram 1500 Rebel.
Não recomendaria a Ram 3500 para uso urbano, especialmente em grandes centros. Este modelo é mais adequado para uso em estradas, áreas rurais ou locais onde o espaço para manobras (ou a falta dele…) não será um problema.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok