Ram Classic R/T: picape se despede do Brasil com série especial
Edição limitada a 100 unidades celebra a trajetória da picape mais acessível no país a oferecer motor V8
César Tizo - maio 28, 2024
A Ram Classic está se despedindo do mercado brasileiro com uma edição mais que especial: a Ram Classic R/T. Limitada a apenas 100 unidades, essa série homenageia o icônico motor V8 HEMI, reconhecido pelo seu som encorpado e desempenho robusto, trazendo uma celebração à altura para os entusiastas de carros de alto desempenho.
Detalhes Exclusivos da Ram Classic R/T
Para celebrar o legado do motor V8 HEMI, a Ram Classic R/T vem com elementos exclusivos. Entre os destaques estão faróis e lanternas com máscara negra, a grade frontal em cruz com o símbolo do carneiro montanhês e adesivos foscos que remetem aos clássicos Dodges Chargers R/T. A edição limitada inclui 50 unidades na cor Preto Diamond e 50 na cor Vermelho Flame, cada uma com um logo numerado no painel, marcando sua exclusividade.
Interior e Tecnologia
O interior da Ram Classic R/T contempla bancos dianteiros aquecidos e ventilados, central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, e som premium Alpine de 10 alto-falantes. A picape oferece ainda bancos traseiros rebatíveis e diversos porta-objetos, proporcionando conforto e praticidade para cinco ocupantes adultos.
Desempenho
Equipado com o motor V8 HEMI de 5.7 litros, a Ram Classic R/T entrega 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, com tecnologia MDS para otimização do consumo de combustível. A caixa automática de oito velocidades TorqueFlite e a tração 4X4 com reduzida complementam o desempenho acima da média para a picape, que é capaz de alcançar 100 km/h em 7,7 segundos e tem velocidade máxima limitada em 174 km/h. Dados interessantes considerando que estamos falando de um veículo de 2,5 toneladas.
Disponibilidade e Preço
A Ram Classic R/T estará disponível a partir do dia 4 de junho, com preço público sugerido de R$ 359.990. Além dessa edição especial, as últimas unidades das versões Classic Laramie e Laramie Night Edition estarão disponíveis enquanto durarem os estoques, reforça a marca.
Um Pouco de História
A primeira aparição do nome Ram remonta à década de 1950, época em que a Dodge aplicou o primeiro motor V8 em uma uma de suas picapes, surgindo assim a “Red Ram”. Interessante mencionar que o V8 da Dodge já era um HEMI, nome dado a unidade de força cujas câmaras de combustão são hemisféricas.
Em 1961, a nova linha de picapes Dodge trouxe a proposta de cabine dupla com quatro portas e um design semelhante ao Dodge Dart da época.
Ao longo de mais de um século, a Dodge evoluiu, introduzindo marcos importantes como a primeira picape com tração 4×4 para uso civil e o lançamento da icônica linha de picapes Ram, que se tornaram referências no segmento.
No Brasil, a Dodge deixou sua marca com modelos como a D 100, que foi a mais potente produzida no país no início dos anos 1970.
Fabricada pela Chrysler no ABC Paulista, a D 100 utilizava o mesmo motor do Dodge Dart, um 5.2 V8 de 198 cavalos. A D 100 foi produzida no país até 1975 e ainda há alguns exemplares rodando por aí – ou embelezando as garagens de alguns colecionadores.
Avançando no tempo, em 1998 a então Chrysler inaugurava sua planta industrial na cidade de Campo Largo, Paraná, de onde saía uma das picapes mais potentes do mercado e a mais luxuosa, a famosa Dodge Dakota nas configurações básica, com motor 2.5, e Sport, movida por um 3.9 V6, ambos a gasolina.
Mas nos anos 2000 seria lançada a versão mais apimentada do modelo, a R/T. Equipada com o motor 5.2 V8 Magnum de 232 cv, a Dakota R/T tornou-se o veículo mais potente fabricado no Brasil à época.
Já em 2009, a Ram se tornou uma marca independente, focada exclusivamente na produção de veículos comerciais e picapes, enquanto a Dodge manteve seu foco nos muscle cars e esportivos.
Futuro da Ram no Brasil
Apesar da despedida da Classic, a Ram continuará a oferecer seus modelos importados 1500, 2500 e 3500, bem como a Rampage produzida no Brasil.
“Essa edição exclusiva e limitada é a homenagem da Ram a essa picape incrível e a esse V8 que provoca tanta emoção aos amantes dos motores”, afirma Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul. “Serão apenas 100 unidades para deixar a Classic na história do mercado. E nada melhor do que uma série chamada R/T para proporcionar esse momento tão especial para a marca”, concluiu o executivo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok