Por que a Chevrolet Silverado vende mais que a Ram 1500 e a Ford F-150 no Brasil?
Picape full-size da Chevrolet não é a referência a ser batida em termos técnicos, mas conquistou a preferência dos consumidores por aqui
César Tizo - junho 12, 2024
Dados mais recentes da Fenabrave consolidam a preferência dos brasileiros pela Chevrolet Silverado no segmento de picapes full-size.
No acumulado de janeiro a maio, a representante da Chevrolet soma 783 unidades vendidas contra 559 da Ram 1500 e apenas 217 emplacamentos da Ford F-150.
Vale salientar que, apesar da Ram 1500 ser a concorrente direta para a Silverado e a F-150, o modelo “queridinho” da marca aqui no Brasil entre as picapes importadas de maior porte segue a Ram 3500, que obteve 689 emplacamentos de janeiro a maio e tem aplicação distinta do trio analisado aqui.
Chevrolet Silverado High Country
Números
Quando analisamos a ficha técnica da Chevrolet Silverado, é interessante salientar que ela não é a picape full-size mais potência ou torque. Sequer é a mais eficiente quando analisamos seus dados de consumo, mas ao menos oferece a caçamba com maior capacidade volumétrica (1.781 litros).
Enquanto a Ford F-150 extrai 405 cv e 56,7 kgfm de seu 5.0 V8 e a Ram 1500 conta com 400 cv e 56,7 kgfm oriundos do 5.7 V8 Hemi, a Chevrolet Silverado estaciona nos 360 cv e 52,9 kgfm de torque produzidos por seu 5.3 V8. Interessante lembrar que a Silverado e a F-150 dividem a mesma transmissão automática de 10 marchas desenvolvida em conjunto por GM e Ford.
Os menores dados de potência e torque não significam que a Silverado é mais econômica, uma vez que os dados oficiais apontam para médias de 6 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada com gasolina, enquanto a Ram 1500 alcança 5,5 e 7,2 km/l e a Ford F-150 é a referência nesse quesito, com parciais de 6,3 e 8 km/l, respectivamente.
Atualmente a Chevrolet Silverado tem preço sugerido de R$ 529.900. A Ram 1500, por sua vez, parte de R$ 494.990 na versão Rebel e alcança R$ 550.990 na opção Limited Night Edition. Já a Ford importa a F-150 nas configurações Lariat (R$ 479.990) e Platinum (R$ 519.990).
Ford F-150: picape tem o conjunto mecânico mais eficiente
Como explicar o sucesso?
Talvez a principal razão para o sucesso comercial da Silverado no Brasil fique por conta da maior rede de concessionárias da marca Chevrolet em nosso território.
Atualmente a empresa conta com aproximadamente 600 pontos de venda contra 282 da Ford e pouco mais de 120 da marca Ram.
Com isso, a Chevrolet consegue disponibilizar a Silverado sobretudo em regiões prósperas do agronegócio no interior do Brasil, onde, afinal, reside o público-alvo de picapes desse tipo.
Portanto, como foi possível observar até aqui, o sucesso de um veículo na hora da venda depende não só do que ele é capaz de oferecer tecnicamente, mas em especial de ser capaz de chegar aos consumidores certos. Ao menos por enquanto, entre as picapes grandes, poucas marcas conseguem rivalizar com a Chevrolet Silverado nesse aspecto.
O editor com reportagem tendenciosa , e não consegui entender porque Silverado vende mais , não é só caçamba MAIOR . ou Rede de concessionárias ,mas sim a BLZ e a fama de ser melhor desde qdo se abriu as importações no Brasil .A Pickups da GMC sempre foram as mais vendidas
O editor com reportagem tendenciosa , e não consegui entender porque Silverado vende mais , não é só caçamba MAIOR . ou Rede de concessionárias ,mas sim a BLZ e a fama de ser melhor desde qdo se abriu as importações no Brasil .A Pickups da GMC sempre foram as mais vendidas