Hyundai planeja crossover abaixo do Creta em categoria que ganha força
Novidade da Hyundai será lançada na Índia em 2026 e terá proposta semelhante ao do europeu Bayon
César Tizo - julho 9, 2024
Segundo apurações realizadas na Índia, a Hyundai está se preparando para reforçar sua participação no segmento de crossovers com mais um modelo inédito a ser posicionado abaixo do Creta. Em alguns mercados, a Hyundai já conta com o Venue dentro dessa proposta, entretanto a fabricante sul-coreana observou a necessidade de expandir sua atuação na categoria.
De acordo com informações obtidas pela imprensa especializada indiana, a novidade compartilhará muitas características do Bayon, crossover lançado na Europa em 2021, que conta com 4,18 m de comprimento e 2,58 m de entre-eixos. Apenas como comparação, o Hyundai Creta atualmente fabricado no Brasil tem 4,30 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos.
O futuro crossover da Hyundai para mercados emergentes reúne muitos atributos que o fariam ser muito bem aproveitado no Brasil, onde poderia competir com modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian. Na Índia, esse crossover inédito deverá ser lançado em 2026.
Categoria ganha força
Após ganhar projeção com modelos como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus, a categoria de crossovers compactos está ganhando cada vez mais força no Brasil.
Além do Renault Kardian lançado neste ano, a Chevrolet também vai investir em um produto inédito a ser posicionado abaixo do Tracker, de acordo com apurações do Autos Segredos.
Segundo o site, a novidade da Chevrolet será produzida em Gravataí (RS) ao lado do Onix e do Onix Plus, com previsão de lançamento para 2026.
Em paralelo, conforme analisamos aqui no Guru dos Carros, a Volkswagen ainda não parece satisfeita com seu posicionamento na categoria de crossovers e prepara uma alternativa mais acessível em relação ao Nivus.
Este produto, inicialmente citado como o projeto “A0 CUV” em 2017, será fabricado em Taubaté (SP) ao lado das versões de maior volume do Polo, reforçando a proposta de baixo custo.
A previsão é que o crossover acessível da Volkswagen faça sua estreia no próximo ano, uma vez que protótipos definitivos do futuro modelo já estão sendo flagrados circulando pelo Brasil.
Além da plataforma e boa parte dos elementos mecânicos, o crossover compacto da VW deverá compartilhar com o Polo a motorização 1.0 TSI e, muito provavelmente, as opções de câmbio manual e automático.
Portanto, o desenvolvimento desses novos crossovers deixa claro o foco de marcas relevantes no Brasil buscando ampliar sua participação nessa faixa de mercado. Posicionados com preços mais em conta em relação aos SUVs compactos propriamente ditos, esses futuros crossovers pequenos tornarão o mercado ainda mais competitivo, oferecendo aos consumidores uma ampla gama de opções modernas e tecnologicamente avançadas.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok