Híbridos registram maior aceitação global e viram foco da Stellantis
Montadora terá 30 modelos híbridos disponíveis na Europa até o fim deste ano e planeja lançar mais 6
César Tizo - julho 9, 2024
Citando uma resposta rápida “ao aumento dos pedidos de clientes europeus por modelos híbridos“, a Stellantis revelou nesta terça-feira (9) que vai ampliar a oferta de sua tecnologia eDCT a mais modelos de suas marcas. No novo cronograma, a empresa tem como meta alcançar 30 veículos híbridos até o fim deste ano ano na Europa e planeja introduzir mais 6 dentro de dois anos e meio.
Modelos como o Citroën C3 e o C3 Aircross anunciados recentemente na Europa serão beneficiados pela inclusão da mecânica híbrida. “As opções híbridas proporcionam uma experiência de condução excepcional, enquanto garantem a redução das emissões de CO2 a um preço mais acessível do que os veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in“, destaca o comunicado da gigante europeia.
A Stellantis constatou um aumento de 41% nas vendas de modelos híbridos na região da Europa ampliada (EU30) em 2024 em comparação com o mesmo período de 2023 e espera um aumento na taxa de adoção pelos clientes com os novos lançamentos previstos. A empresa também seguirá com sua proposta “multi-energética”, preservando a oferta de elétricos a bateria, células de combustível, híbridos plug-in e híbridos, nos segmentos de automóveis de passeio e veículos comerciais leves.
“Inovação e sustentabilidade andam de mãos dadas na Stellantis, e nosso compromisso é avançar na tecnologia híbrida para nossos clientes europeus”, declarou Uwe Hochgeschurtz, COO da Stellantis, no comunicado da empresa. “Essa tecnologia não só melhora a eficiência e o desempenho dos motores de combustão tradicionais, mas também nos leva a um futuro de menores emissões, maior autonomia e acessibilidade para nossos clientes.”
Detalhe da mecânica híbrida da Stellantis baseada na tecnologia eDCT
Tecnologia híbrida eDCT
A maioria dos veículos híbridos da Stellantis na Europa está equipada com a tecnologia eDCT, que integra o motor elétrico de 21 kW (28,5 cv) de potência ao câmbio de dupla embreagem, “proporcionando uma experiência de condução excepcionalmente suave, incluindo a condução totalmente elétrica em condições urbanas“, pontua a Stellantis. O sistema permite que o motor de combustão interna permaneça desligado durante a condução em baixa velocidade, resultando na redução das emissões de CO2 e no consumo de combustível.
O sistema eDCT usa como base uma bateria de 48 volts com 0,9 kWh de capacidade de armazenamento, a qual confere ao veículo até 1 km de autonomia em modo elétrico. O motor integrado ao câmbio também pode fornecer alguma propulsão elétrica quando o veículo trafega em velocidade de cruzeiro. Durante a desaceleração e a frenagem, o motor elétrico muda para a função gerador, capturando energia cinética e alimentando a bateria principal do sistema.
Segundo a Stellantis, a tecnologia eDCT resulta em uma redução de até 20% nas emissões de CO2 em comparação com um motor de combustão com transmissão automática. Graças à sua modularidade, o conceito eDCT também pode suportar veículos híbridos plug-in devido a uma semelhança de 93% dos componentes, alterando apenas o módulo de propulsão elétrica e o inversor.
“A nossa solução híbrida é muito competitiva, especialmente com a nova tecnologia eDCT, que estamos implementando em uma ampla gama de modelos, tornando-a acessível para muitos clientes. Os híbridos são fáceis de usar e não requerem mudanças nos hábitos de condução em comparação com os veículos tradicionais”, analisa Sébastien Jacquet, vice-chefe de engenharia da Stellantis.
Jeep Avenger Hybrid com a tecnologia eDCT
Expansão e produção
A Stellantis está atualmente produzindo veículos híbridos em mais de 70% de suas fábricas na Europa. Por meio da joint venture eTransmissions, a Stellantis e seu parceiro produzem eDCTs em Metz, na França, e em Turim, na Itália, abastecendo 11 plantas de fabricação de veículos. A capacidade de produção combinada supera 1,2 milhão de eDCTs por ano.
A Stellantis está investindo mais de € 50 bilhões mundialmente em eletrificação nesta década para atingir as metas do Dare Forward 2030. Aqui no Brasil, o grande passo da empresa que veremos em breve será a introdução das plataformas Bio-Hybrid, por meio das quais a Stellantis vai eletrificar seus veículos nacionais, tendo como foco as opções híbridas beneficiadas pelo uso do etanol.
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