BYD King GS vs. Toyota Corolla híbrido: qual custa menos para abastecer?
Confrontamos os sedãs médios considerando o gasto com combustível que o motorista terá com cada um deles
César Tizo - julho 24, 2024
Já analisamos aqui no Guru dos Carros o recém-lançado BYD King em relação ao Toyota Corolla, levando em consideração os atributos técnicos e de custo-benefício de cada um deles.
Contudo, especialmente para quem roda muito, o grande apelo dos sedãs eletrificados está no baixo consumo proporcionado por seus conjuntos propulsores híbridos, impactando diretamente uma das variáveis mais relevantes ao analisar o custo de propriedade de um automóvel: o gasto com combustível.
Entre a novidade da BYD e o sedã médio já consolidado da Toyota, qual deles é mais favorável ao bolso do motorista?
Para resolver essa questão, realizamos algumas simulações considerando características de destaque dos dois modelos. Por exemplo, o BYD King permite a recarga externa da bateria principal do sistema híbrido. O Toyota Corolla Hybrid, por sua vez, tem como vantagem o fato de seu motor 1.8 aceitar também etanol, um biocombustível que ajuda a reduzir a pegada ambiental do sedã.
Considerando que o representante da marca japonesa custa R$ 190.120 na versão Altis Hybrid, a mais acessível com mecânica eletrificada, escolhemos para nossa análise o BYD King GS, que é tabelado em R$ 187.800 e conta com autonomia para 80 km em modo elétrico.
Critérios
Para nossas simulações, vamos levar em conta as seguintes premissas:
Distância anual percorrida: 20.000 km
Preço do litro da gasolina: R$ 5,97 (média no Brasil de acordo com pesquisa mais recente da ANP)
Preço do litro do etanol: R$ 3,96 (média no Brasil de acordo com pesquisa mais recente da ANP)
Custo do kWh: R$ 0,65 (apenas como referência)
Consideramos ainda que o eventual proprietário do sedã percorre 50 km nos dias úteis para se deslocar de casa até o trabalho ou em seus afazeres diários. Com isso, podemos ter uma noção exata do impacto que a autonomia em modo elétrico do BYD King acarreta para o dono do automóvel em termos financeiros.
Vamos começar com os cálculos para o Toyota Corolla Altis Hybrid:
Utilizando apenas gasolina
Consumo oficial na cidade: 18,5 km/l
Consumo oficial na estrada: 15,7 km/l
Média de Consumo = (18,5 km/l + 15,7 km/l) / 2 = 17,1 km/l
Litros de Gasolina = 20.000 km ÷ 17,1 km/l = 1.169,59 litros
Custo Anual com Gasolina = 1.169,59 litros x R$ 5,97/litro = R$ 6.982,45
Utilizando apenas etanol
Consumo oficial na Cidade: 12,8 km/l
Consumo oficial na estrada: 11,1 km/l
Média de Consumo = (12,8 km/l + 11,1 km/l) ÷ 2 = 11,95 km/l
Litros de Etanol = 20.000 km ÷ 11,95 km/l = 1.673,64 litros
Custo Anual com Etanol = 1.673,64 litros x R$ 3,96/litro = R$ 6.627,62
Simulação adicional: 50% gasolina / 50% etanol
Distância Anual com Gasolina: 10.000 km Distância Anual com Etanol: 10.000 km
Gasolina:
Média de Consumo: 17,1 km/l
Litros de Gasolina = 10.000 km ÷ 17,1 km/l = 584,80 litros
Custo com Gasolina = 584,80 litros x R$ 5,97/litro = R$ 3.491,23
Etanol:
Média de Consumo: 11,95 km/l
Litros de Etanol = 10.000 km ÷ 11,95 km/l = 836,82 litros
Custo com Etanol = 836,82 litros x R$ 3,96/litro = R$ 3.313,81
Distância anual percorrida: 20.000 km Distância diária percorrida: 50 km Dias úteis no ano: 52 semanas x 5 dias = 260 dias Distância percorrida em dias úteis: 50 km/dia x 260 dias = 13.000 km Distância restante percorrida com gasolina: 20.000 km – 13.000 km = 7.000 km Consumo de eletricidade: 20 kWh/100 km Consumo médio de gasolina: 15,75 km/l (média oficial de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada)
Consumo anual de eletricidade = 2.600 kWh
Custo anual com eletricidade: 2.600 kWh x R$ 0,65 kWh = R$ 1.690
Consumo anual de gasolina: 7.000 km ÷ 15,75 km/l = 444,44 litros
Custo anual com gasolina: 444,44 x R$ 5,97 = R$ 2.653,28
Tabela resumo
Confira tabela com o resumo dos resultados:
Veículo
Tipo de Combustível
Custo Anual
BYD King GS
Eletricidade (dias úteis)
R$ 1.690,00
Gasolina (outros períodos)
R$ 2.653,28
Total BYD King GS
R$ 4.343,28
Toyota Corolla Altis Hybrid
Apenas gasolina
R$ 6.982,45
Apenas etanol
R$ 6.627,62
50% gasolina / 50% etanol
R$ 6.805,04
Conclusão
Portanto, como foi possível constatar, apesar das médias oficiais de consumo melhores do Toyota Corolla Altis Hybrid, quando consideramos a possibilidade de recarga externa da bateria e rodar apenas com eletricidade, o BYD King GS se mostra um carro mais interessante para quem deseja reduzir seu gasto anual com combustível.
Vale acrescentar que o BYD King GS oferece desempenho superior ao Toyota Corolla eletrificado, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 7,3 segundos. O sedã da marca japonesa, no entanto, traz de série os principais assistentes de condução e possui suspensão traseira multibraço, um layout mais refinado em comparação ao eixo de torção aplicado no King. Ambos merecem elogios no quesito garantia, com o Toyota oferecendo 5 anos de cobertura e o BYD alcançando 6 anos, um dos maiores prazos do mercado.
E para você, qual seria sua escolha? Deixe sua opinião no campo de comentários logo abaixo!