BYD King GS vs. Toyota Corolla híbrido: qual custa menos para abastecer?
Confrontamos os sedãs médios considerando o gasto com combustível que o motorista terá com cada um deles
César Tizo - julho 24, 2024
Já analisamos aqui no Guru dos Carros o recém-lançado BYD King em relação ao Toyota Corolla, levando em consideração os atributos técnicos e de custo-benefício de cada um deles.
Contudo, especialmente para quem roda muito, o grande apelo dos sedãs eletrificados está no baixo consumo proporcionado por seus conjuntos propulsores híbridos, impactando diretamente uma das variáveis mais relevantes ao analisar o custo de propriedade de um automóvel: o gasto com combustível.
Entre a novidade da BYD e o sedã médio já consolidado da Toyota, qual deles é mais favorável ao bolso do motorista?
Para resolver essa questão, realizamos algumas simulações considerando características de destaque dos dois modelos. Por exemplo, o BYD King permite a recarga externa da bateria principal do sistema híbrido. O Toyota Corolla Hybrid, por sua vez, tem como vantagem o fato de seu motor 1.8 aceitar também etanol, um biocombustível que ajuda a reduzir a pegada ambiental do sedã.
Considerando que o representante da marca japonesa custa R$ 190.120 na versão Altis Hybrid, a mais acessível com mecânica eletrificada, escolhemos para nossa análise o BYD King GS, que é tabelado em R$ 187.800 e conta com autonomia para 80 km em modo elétrico.
Critérios
Para nossas simulações, vamos levar em conta as seguintes premissas:
Distância anual percorrida: 20.000 km
Preço do litro da gasolina: R$ 5,97 (média no Brasil de acordo com pesquisa mais recente da ANP)
Preço do litro do etanol: R$ 3,96 (média no Brasil de acordo com pesquisa mais recente da ANP)
Custo do kWh: R$ 0,65 (apenas como referência)
Consideramos ainda que o eventual proprietário do sedã percorre 50 km nos dias úteis para se deslocar de casa até o trabalho ou em seus afazeres diários. Com isso, podemos ter uma noção exata do impacto que a autonomia em modo elétrico do BYD King acarreta para o dono do automóvel em termos financeiros.
Vamos começar com os cálculos para o Toyota Corolla Altis Hybrid:
Utilizando apenas gasolina
Consumo oficial na cidade: 18,5 km/l
Consumo oficial na estrada: 15,7 km/l
Média de Consumo = (18,5 km/l + 15,7 km/l) / 2 = 17,1 km/l
Litros de Gasolina = 20.000 km ÷ 17,1 km/l = 1.169,59 litros
Custo Anual com Gasolina = 1.169,59 litros x R$ 5,97/litro = R$ 6.982,45
Utilizando apenas etanol
Consumo oficial na Cidade: 12,8 km/l
Consumo oficial na estrada: 11,1 km/l
Média de Consumo = (12,8 km/l + 11,1 km/l) ÷ 2 = 11,95 km/l
Litros de Etanol = 20.000 km ÷ 11,95 km/l = 1.673,64 litros
Custo Anual com Etanol = 1.673,64 litros x R$ 3,96/litro = R$ 6.627,62
Simulação adicional: 50% gasolina / 50% etanol
Distância Anual com Gasolina: 10.000 km Distância Anual com Etanol: 10.000 km
Gasolina:
Média de Consumo: 17,1 km/l
Litros de Gasolina = 10.000 km ÷ 17,1 km/l = 584,80 litros
Custo com Gasolina = 584,80 litros x R$ 5,97/litro = R$ 3.491,23
Etanol:
Média de Consumo: 11,95 km/l
Litros de Etanol = 10.000 km ÷ 11,95 km/l = 836,82 litros
Custo com Etanol = 836,82 litros x R$ 3,96/litro = R$ 3.313,81
Distância anual percorrida: 20.000 km Distância diária percorrida: 50 km Dias úteis no ano: 52 semanas x 5 dias = 260 dias Distância percorrida em dias úteis: 50 km/dia x 260 dias = 13.000 km Distância restante percorrida com gasolina: 20.000 km – 13.000 km = 7.000 km Consumo de eletricidade: 20 kWh/100 km Consumo médio de gasolina: 15,75 km/l (média oficial de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada)
Consumo anual de eletricidade = 2.600 kWh
Custo anual com eletricidade: 2.600 kWh x R$ 0,65 kWh = R$ 1.690
Consumo anual de gasolina: 7.000 km ÷ 15,75 km/l = 444,44 litros
Custo anual com gasolina: 444,44 x R$ 5,97 = R$ 2.653,28
Tabela resumo
Confira tabela com o resumo dos resultados:
Veículo
Tipo de Combustível
Custo Anual
BYD King GS
Eletricidade (dias úteis)
R$ 1.690,00
Gasolina (outros períodos)
R$ 2.653,28
Total BYD King GS
R$ 4.343,28
Toyota Corolla Altis Hybrid
Apenas gasolina
R$ 6.982,45
Apenas etanol
R$ 6.627,62
50% gasolina / 50% etanol
R$ 6.805,04
Conclusão
Portanto, como foi possível constatar, apesar das médias oficiais de consumo melhores do Toyota Corolla Altis Hybrid, quando consideramos a possibilidade de recarga externa da bateria e rodar apenas com eletricidade, o BYD King GS se mostra um carro mais interessante para quem deseja reduzir seu gasto anual com combustível.
Vale acrescentar que o BYD King GS oferece desempenho superior ao Toyota Corolla eletrificado, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 7,3 segundos. O sedã da marca japonesa, no entanto, traz de série os principais assistentes de condução e possui suspensão traseira multibraço, um layout mais refinado em comparação ao eixo de torção aplicado no King. Ambos merecem elogios no quesito garantia, com o Toyota oferecendo 5 anos de cobertura e o BYD alcançando 6 anos, um dos maiores prazos do mercado.
E para você, qual seria sua escolha? Deixe sua opinião no campo de comentários logo abaixo!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok