Renegade Trailhawk 2024 ou Compass Trailhawk diesel 2023? Impactos do combustível na escolha
Leitor está em dúvida entre os dois SUVs da Jeep e gostaria de saber qual pode lidar melhor com alterações na composição dos combustíveis
César Tizo - agosto 21, 2024
Fico na dúvida entre um Renegade Trailhawk 2024 OU Compass Trailhawk Diesel 2023? Duvida essa é por causa do BIODIESEL. Vai dar muito problema? E o valor das peças? O que me dizem? – pergunta enviada por Geraldo via comentário em nosso canal no YouTube
Geraldo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Sobre o aumento da concentração de biodiesel, que passou a ser de 14% a partir de março deste ano, algumas entidades não esconderam seu descontentamento com a medida. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), por exemplo, manifestou à época “grande preocupação” sobre a elevação do percentual de biodiesel de base éster ao diesel.
“Um estudo inédito da UnB (Universidade de Brasília) mostrou que o aumento no percentual de biodiesel a partir de 7% eleva a emissão de CO2 e diminui a potência dos motores, o que gera, por consequência, mais consumo de diesel e impacta a necessidade de maior importação desse combustível, comprometendo a segurança energética nacional“, disse a CNT em nota sobre o tema.
“A medida mais equilibrada, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, já parametrizada há bastante tempo, é a mistura de 7% de biodiesel adotada na Europa. Diversos países têm aplicado percentuais maiores de HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado – diesel verde), biocombustível mais evoluído e que não causa problemas mecânicos, em detrimento do uso de biodiesel de base éster“, completou a Confederação Nacional do Transporte.
Especialistas também apontam a compatibilidade com motores mais antigos como um ponto crítico. Motores que não foram projetados para altos teores de biodiesel podem enfrentar problemas como aumento do desgaste de componentes, corrosão e formação de depósitos. Além disso, o biodiesel tem propriedades solventes mais fortes, que podem afetar borrachas e vedações. Também há um risco maior de entupimento dos filtros de combustível, especialmente em veículos que não circulam longas distâncias ou operam em climas frios, onde o biodiesel pode gelar mais facilmente. O biodiesel é ainda mais propenso à oxidação, o que pode levar à formação de borras e sedimentos, aumentando a necessidade de manutenção mais frequente.
Sobre o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, que pode chegar a 35% conforme projeto aprovado na Câmara dos Deputados, a Anfavea explicou ao Guru dos Carros que não prevê problemas para veículos flex, pois são projetados para qualquer mistura dos dois combustíveis. “Porém, para veículos a gasolina, importados ou nacionais mais antigos, entendemos que testes de avaliação deveriam ser feitos antes de se autorizar o aumento do percentual de etanol na gasolina“, declarou a entidade.
Vale ressaltar que automóveis mais antigos ou que não foram projetados para altos teores de etanol podem enfrentar problemas, como desgaste prematuro de componentes e maior formação de depósitos nos injetores e válvulas. Nesses modelos, componentes como bomba de combustível e injetores podem sofrer desgaste adicional devido ao efeito mais corrosivo do etanol.
SUV a diesel ou flex?
Achei interessante fazer essa explicação inicial para sua resposta, Geraldo, para que ficasse mais claro o impacto das recentes mudanças na política de combustíveis no Brasil.
Se essa é uma preocupação central na escolha do seu próximo SUV, acredito que a melhor opção seria o Jeep Renegade Trailhawk 2024. Equipado com motor 1.3 turbo flex, ele está plenamente adaptado para lidar com eventuais alterações na composição da gasolina. E, por ser bicombustível, ele tem a vantagem de aceitar etanol, gasolina ou a mistura de ambos na proporção que você preferir.
Além disso, o SUV compacto mantém o importante diferencial do sistema de tração integral e oferece um desempenho muito bom, considerando sua proposta.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Interessante a explicação inicial e um ótimo artigo.
Atendeu bem as minhas dúvidas.
Muito obrigado
Fico feliz em ajudar, Geraldo. Abraço