Kia Tasman e Chery KP11: picapes médias inéditas podem chegar ao Brasil?
Marca sul-coreana confirma para este mês a apresentação definitiva da Tasman, enquanto a Chery mostra protótipo na China
César Tizo - outubro 19, 2024
A semana foi marcada por informações interessantes envolvendo o segmento de picapes médias. A sul-coreana Kia confirmou a apresentação mundial da Tasman para o dia 29 deste mês, durante o Jeddah International Motor Show, na Arábia Saudita.
A inédita Kia Tasman posicionará a fabricante pela primeira vez no segmento de picapes médias, liderado globalmente por modelos como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Ainda sem divulgar detalhes técnicos, a Kia se limita a afirmar que a novidade será uma “picape progressiva“, capaz de “quebrar os estereótipos tradicionais para oferecer um design revolucionário, espaço, adaptabilidade e segurança“.
Para assegurar a robustez do conjunto, a Kia destaca que sua primeira picape média “passou por 1.777 testes específicos, realizados ao longo de mais de 18.000 ciclos de avaliação“.
Do lado da chinesa Chery, a novidade foi a apresentação, na China, de uma inédita picape média chamada KP11.
Ainda no estágio de protótipo, a Chery KP11 aposta em um design agressivo e robusto, com destaque para a generosa grade frontal. O modelo guarda certa similaridade com a Kia Tasman no quesito posicionamento, uma vez que também parece focar em consumidores que buscam uma picape média para lazer e deslocamento em locais remotos.
De acordo com alguns veículos da imprensa especializada asiática, a Chery deverá iniciar a produção da KP11 em 2025, com foco em mercados selecionados. Inicialmente, a picape deverá contar com um motor 2.4 a gasolina, e, em uma fase posterior, serão adicionadas opções mecânicas híbridas plug-in e uma versão com tração elétrica, onde o motor a combustão funcionará como extensor de autonomia.
Perspectivas para o Brasil
Infelizmente, tanto a Kia Tasman quanto a futura Chery KP11 parecem, ao menos por enquanto, distantes do mercado brasileiro.
Na época da divulgação dos primeiros detalhes do protótipo da Kia Tasman, o Guru dos Carros entrou em contato com representantes da marca no Brasil para saber sobre a possibilidade de oferta da picape no país. Segundo eles, o produto “está sob análise” para o mercado brasileiro, mas ainda sem perspectivas concretas de importação.
Em relação à Chery KP11, apuramos que a eventual chegada da picape ao Brasil dependeria de estudos de mercado mais aprofundados a serem conduzidos pela CAOA Chery, com o objetivo de avaliar a viabilidade comercial do modelo. Essa análise está condicionada, inclusive, ao lançamento oficial da KP11 na China.
De qualquer forma, continuaremos acompanhando de perto a trajetória dessas duas picapes e, conforme surgirem novas informações, voltaremos a reportar aqui no Guru dos Carros. Fique ligado (a)!
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok