Guru Recomenda – Os melhores carros por categoria até outubro de 2024
Confira resumo com os melhores carros por segmento já levando em conta as novidades que chegaram ao mercado neste mês
César Tizo - outubro 27, 2024
Todo mês, você confere aqui no Guru dos Carros a nossa lista com as melhores recomendações de veículos, considerando as categorias com maior destaque em volume de vendas.
O conteúdo é atualizado no último fim de semana de cada mês e leva em conta os lançamentos mais recentes.
As recomendações a seguir são válidas até a próxima atualização.
Confira a lista de outubro de 2024:
Carros de entrada: Renault Kwid – Meses na lista: 9(Modelos com preço até R$ 80.000) Análise: Em uma categoria que inclui o Citroën C3 e o Fiat Mobi, o Kwid pode não oferecer o mesmo espaço interno que o rival da Citroën, mas compensa com um bom porta-malas e um custo-benefício mais competitivo. O Renault, por exemplo, já vem de fábrica com 4 airbags, o que aumenta a segurança, além de contar com sistema start/stop, que ajuda a reduzir o consumo de combustível na cidade.
Carros elétricos: BYD Dolphin Mini – Meses na lista: 8 Análise: É da opinião do Guru dos Carros que, considerando a infraestrutura ainda em desenvolvimento para carros elétricos no Brasil, esse tipo de veículo tem como principal apelo, atualmente, o uso urbano. Isso se deve ao fato de que o proprietário pode realizar recargas de maneira mais conveniente em casa ou no local de trabalho, se possível. Portanto, acreditamos que o BYD Dolphin Mini oferece uma boa combinação entre autonomia, nível de equipamentos, preço de aquisição e ainda uma carroceria pequena e prática para rodar na cidade.
Hatches compactos: Hyundai HB20 – Meses na lista: 10 Análise: O Hyundai HB20 se destaca por oferecer uma relação custo-benefício mais favorável em praticamente todas as versões quando comparado aos seus rivais diretos, inclusive no conteúdo de tecnologia presente nos catálogos topo de linha. O modelo também é beneficiado por conjuntos mecânicos eficientes e pelo prazo de garantia de 5 anos, um dos maiores do segmento, o que favorece o hatch na hora da revenda.
Sedãs compactos: Volkswagen Virtus – Meses na lista: 10 Análise: Em uma categoria na qual o uso familiar do automóvel tende a ser constante, o amplo porta-malas de 521 litros do Virtus o destaca no segmento, assim como o interior espaçoso. Além disso, os conjuntos propulsores modernos e a boa lista de itens de série em todas as versões também são pontos positivos do sedã.
Sedãs médios: Toyota Corolla – Meses na lista: 10 Análise: Referência no segmento, o Toyota Corolla oferece uma das melhores relações custo-benefício da categoria. Um importante diferencial do sedã é a opção mecânica híbrida bicombustível. O modelo conta ainda com alto nível de segurança estrutural e um bom pacote de assistentes de condução de série.
Sedãs premium: BMW Série 3 – Meses na lista: 10 Análise: A procedência nacional é o grande trunfo do sedã premium médio-grande. Além de oferecer um projeto tão refinado quanto o dos concorrentes diretos, a motorização bicombustível (gasolina/etanol) é outro importante argumento a favor do BMW Série 3, montado em Araquari (SC).
Crossovers: Renault Kardian – Meses na lista: 9(Compactos de apelo robusto ou derivados de hatches convencionais. Reúne modelos até 4,20 m) Análise: Apresentado em fevereiro de 2024, o Renault se destaca pela mecânica eficiente, porte equilibrado e pela boa lista de equipamentos de assistência à condução, especialmente no catálogo topo de linha. Além disso, o modelo oferece uma relação custo-benefício mais favorável em comparação aos seus concorrentes diretos.
SUVs compactos: Jeep Renegade – Meses na lista: 10(Utilitários esportivos até 4,40 m de comprimento) Análise: Longe de ser uma novidade, o Renegade continua sendo o único modelo na categoria a oferecer versões com tração integral combinada ao motor flex. Além disso, é um dos raros SUVs compactos a contar com suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas. O nível de eficiência mecânica está alinhado com o dos concorrentes, com o desempenho favorecido pelo propulsor 1.3 turbo. Deve apenas um espaço interno melhor para os ocupantes do banco traseiro.
SUVs intermediários: CAOA Chery Tiggo 7 – Meses na lista: 10(Utilitários esportivos entre 4,40 m e 4,60 m de comprimento) Análise: É, de longe, o melhor custo-benefício na categoria. Destaca-se pelo preço extremamente competitivo na versão Sport e ainda pode ser encontrado nas opções Pro Max Drive, com motor 1.6 turbo, e na configuração híbrida leve Pro Hybrid, ambas oferecendo um conteúdo superior de equipamentos.
SUVs médios: GWM Haval H6 – Meses na lista: 5(Utilitários esportivos entre 4,60 m e 4,80 m de comprimento) Análise: A configuração híbrida plug-in mais acessível (PHEV19) do SUV se destaca em relação aos rivais diretos, como o BYD Song Plus, por oferecer maior autonomia em modo elétrico, além de dados superiores de potência e torque. Importante salientar que o modelo também conta com opção híbrida convencional (HEV2) para quem abre mão da possibilidade de recarga externa da bateria. Em linha com os rivais diretos, a gama Haval H6 traz os principais recursos de tecnologia, conforto e segurança de série.
SUVs grandes e/ou 7 lugares: CAOA Chery Tiggo 8 – Meses na lista: 10(Utilitários esportivos na faixa de 4,80 m em diante e/ou com 3 fileiras de assentos) Análise: Além de oferecer 7 lugares, o modelo conta com a opção de um robusto conjunto mecânico híbrido plug-in, que proporciona alto desempenho e excelentes médias de consumo, além de oferecer autonomia de 54 km em modo 100% elétrico (padrão PBEV). A versão exclusivamente a combustão (Tiggo 8 Pro) também se destaca na categoria pelo preço competitivo.
Picapes compactas: Fiat Strada – Meses na lista: 10(Modelos até 4,70 m de comprimento) Análise: É a referência no segmento, competindo diretamente apenas com a VW Saveiro. A Fiat Strada se destaca por seu projeto mais recente e construção robusta, incluindo o eixo traseiro rígido (tipo ômega). Além disso, oferece versões com cabine dupla e câmbio automático.
Picapes intermediárias: Fiat Toro – Meses na lista: 10(Modelos com estrutura monobloco e comprimento entre 4,70 m e 5,30 m) Análise: Em uma categoria com fortes concorrentes, como a Ram Rampage e a Ford Maverick, a Fiat Toro se destaca pela boa relação entre preço e equipamentos, pela oferta de opção a diesel com tração integral e por seu porte superior em relação à Chevrolet Montana e à Renault Oroch.
Picapes médias: BYD Shark – Meses na lista: 1(Modelos entre 5,30 m e 5,80 m de comprimento com estrutura de carroceria sobre chassi) Análise: O grande destaque da BYD Shark é sua mecânica híbrida plug-in flex, que permite à picape rodar até 57 km em modo totalmente elétrico. O desempenho da picape também é notável, alcançando 100 km/h em apenas 5,7 segundos. No entanto, as capacidades de carga (790 kg) e reboque (2.500 kg) ficam abaixo das picapes médias tradicionais não eletrificadas. Se você precisa de um veículo para uso comercial mais intenso, considere, por exemplo, a JAC Hunter, que transporta até 1.400 kg na caçamba.
Picapes full-size: Ford F-150 – Meses na lista: 9(Modelos acima de 5,80 m de comprimento) Análise: Referência em vendas nos EUA, país que é o berço desse tipo de veículo, a F-150 oferece o conjunto mecânico mais equilibrado em termos de potência e consumo, além de se equiparar às rivais em sofisticação e nível de equipamentos. Seus preços são comparáveis aos das concorrentes diretas, como a Ram 1500 e a Chevrolet Silverado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok