Carros com menor desvalorização em 2024 são revelados por premiação
Organizadores do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2024 revelam os campeões por categoria; confira resultado
César Tizo - dezembro 7, 2024
O Toyota Corolla, o Volvo XC90 e o Ford Mustang Mach-E GT foram consagrados como os grandes campeões do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2024 (SMVR-Autos), destacando-se em seus respectivos agrupamentos: “Motores a combustão”, “Híbridos” e “Elétricos”.
O prêmio, que avalia a menor depreciação de veículos no mercado nacional, revelou índices de desvalorização de -4,7% para o Corolla, -3,8% para o XC90 e -5,2% para o Mustang Mach-E GT.
Destaque no pós-venda
O SMVR-Autos, realizado pela Agência Autoinforme, visa valorizar a relação custo-benefício dos veículos, indo além da venda inicial e destacando a importância dos serviços de pós-venda e fidelização do cliente. Este ano, 170 modelos de 16 montadoras foram analisados, divididos entre veículos a combustão, híbridos e elétricos, com critérios que consideraram volumes mínimos de vendas, variando de 100 a 1.000 unidades, dependendo do tipo de propulsão.
Campeões por categoria
Além dos “Campeões Gerais”, o SMVR-Autos 2024 certificou veículos com as menores taxas de depreciação em diversas categorias. Veja resumo nas tabelas abaixo:
Motores a combustão
Categoria
Modelo
Índice de Depreciação
Hatch Entrada
Fiat Mobi
-9,3%
Hatch Compacto
Chevrolet Onix
-8%
Hatch Médio/Premium
BMW 118i
-13%
Picape Pequena
Fiat Strada
-6%
Picape Compacta
RAM Rampage
-7,6%
Picape Média
Ford Ranger
-10%
Picape Grande
Ford F-150
-10,7%
Sedã Pequeno
Fiat Cronos
-9,2%
Sedã Compacto
Volkswagen Virtus
-8,4%
Sedã Médio
Toyota Corolla
-4,7%
SUV Entrada
Volkswagen Nivus
-9,1%
SUV Compacto
Honda HR-V
-7,7%
SUV Médio
Porsche Macan
-5,9%
SUV Grande
Porsche Cayenne
-6,8%
SUV/Minivan (7 lugares)
Toyota SW4
-8,2%
Híbridos
Categoria
Modelo
Índice de Depreciação
Híbrido leve / Sedã
Audi A3
-9,5%
Híbrido leve / SUV Compacto
Kia Stonic
-13,3%
Híbrido leve / SUV Médio
Kia Sportage
-8%
Híbrido leve / SUV Grande
BMW X6
-7,7%
Híbrido / Picape
Ford Maverick
-13,5%
Híbrido / Sedã
Toyota Corolla
-5,4%
Híbrido / SUV Compacto
Lexus UX 250
-8,6%
Híbrido / SUV Médio
GWM Haval H6
-11,2%
Híbrido / SUV Grande
Lexus RX 500h
-12,2%
Híbrido plug-in / Sedã
BMW 330
-6,3%
Híbrido plug-in / SUV Médio
Volvo XC60
-5,4%
Híbrido plug-in / SUV Grande
Volvo XC90
-3,8%
Elétricos
Categoria
Modelo
Índice de Depreciação
Entrada
CAOA Chery iCar
-22,1%
Hatch Compacto
BYD Dolphin
-12,5%
Esportivo
Ford Mustang Mach-E GT
-5,2%
SUV Compacto
Volvo XC40
-15,2%
SUV Médio
BMW iX1
-13%
SUV Grande
BMW iX
-14,1%
Expansão do mercado
O estudo, em sua 11ª edição, refletiu o crescimento dos segmentos híbrido e elétrico no Brasil. Para contemplar o aumento de modelos desses tipos, os organizadores criaram agrupamentos específicos, reconhecendo a relevância das novas tecnologias no mercado automotivo.
Histórico e liderança
Ao longo de onze anos, a Toyota consolidou sua liderança com 31 títulos por categorias, seguida por Volkswagen (28), Fiat (24) e Chevrolet (19). Já entre os “Campeões Gerais”, Honda e Chevrolet lideram com três vitórias cada, seguidas pela Toyota, Fiat, Ford, Jeep e Volvo, com um título cada.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok