Hyundai Creta elétrico estreia na Índia com até 473 km de autonomia
Configuração inédita para o SUV compacto da Hyundai tem como apelo o preço competitivo; confira todos os detalhes
César Tizo - janeiro 2, 2025
A Hyundai revelou nesta quinta-feira (2) na Índia o Creta Electric, versão totalmente elétrica de um do SUV compacto. O modelo foi apresentado com design próprio para a versão, além de duas opções de bateria e recursos tecnológicos avançados, competindo, no país asiático, com rivais como Suzuki eVitara, Mahindra BE 6 e Tata Curvv EV. O lançamento definitivo do Creta elétrico está marcado para o Bharat Mobility Show, em 17 de janeiro.
Visualmente, o Creta Electric traz mudanças discretas em relação às versões a combustão, como a grade dianteira fechada com padrão pixelado e para-choques com elementos aerodinâmicos. As rodas aro 17 possuem design otimizado, e o modelo será oferecido em novas cores, incluindo o azul metálico Ocean Blue.
O SUV elétrico contará com duas opções de bateria: uma de 42 kWh, com autonomia de até 390 km, e outra de 51,4 kWh, que promete até 473 km, de acordo com os padrões locais ARAI. Em termos de desempenho, o Creta Electric acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, oferecendo, portanto, um bom nível de desempenho. A motorização provavelmente inclui um único motor elétrico no eixo dianteiro.
O tempo de recarga também é um ponto forte. Com carregadores rápidos de corrente contínua, a bateria pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 58 minutos, enquanto o carregamento completo em uma fonte convencional de corrente alternada com 11 kW leva cerca de quatro horas. O modelo ainda inclui um pequeno porta-malas frontal, ideal para armazenar o cabo de recarga, por exemplo, ou outros objetos menores.
No interior, o Creta Electric apresenta novidades como um volante redesenhado, inspirado no Ioniq 5, e um console central com seletores de marcha e modos de condução. O painel digital conta com telas de 10,25 polegadas, enquanto os modos Eco, Normal e Sport oferecem diferentes experiências de condução. O sistema Vehicle-to-Load (V2L), por sua vez, permite utilizar a bateria do carro para alimentar dispositivos eletrônicos.
Consultada pelo Guru dos Carros, a Hyundai informou que ainda não há previsão para a oferta do Creta Electric no Brasil. Contudo, a marca sul-coreana já adiantou que planeja realizar seis lançamentos no mercado brasileiro ao longo de 2025, o que abre a possibilidade de o SUV compacto elétrico figurar entre as novidades. No mercado nacional, o Creta Electric poderia se posicionar como uma alternativa interessante ao BYD Yuan Pro, modelo de porte e características semelhantes, atualmente com preço tabelado em R$ 182.800.