No futuro, até tratores serão autônomos: conheça as tecnologias que tornarão a agricultura cada vez mais sofisticada
Norte-americana John Deere apresenta destaques interessantes na CES 2025, maior evento de tecnologia do mundo
César Tizo - janeiro 7, 2025
A John Deere, líder global em tecnologias para os setores de agricultura, construção e florestas, apresentou sua nova geração de máquinas autônomas durante a CES 2025, em Las Vegas (EUA). As soluções da companhia utilizam inteligência artificial, sensores avançados e visão computacional para oferecer mais eficiência, produtividade e sustentabilidade aos seus clientes.
“Ampliar o portfólio de tecnologias da John Deere para permitir que mais máquinas operem de forma segura e autônoma não beneficiará apenas nossos clientes, mas toda a cadeia de produção de alimentos, combustíveis, fibras e infraestrutura”, afirmou Jahmy Hindman, vice-presidente de Tecnologia da John Deere. Esta é a quinta participação consecutiva da empresa no evento, considerado o maior do mundo em inovações tecnológicas.
Destaques Tecnológicos
Trator autônomo 9RX
Projetado para operações agrícolas de larga escala, o trator autônomo 9RX combina inteligência artificial e visão computacional em seu kit de autonomia de segunda geração. Com 16 câmeras que fornecem visão de 360º, o sistema elimina a necessidade de um operador na cabine, permitindo aos agricultores focar em outras tarefas. Além disso, o trator é capaz de puxar equipamentos maiores e operar em velocidades mais altas, aumentando a eficiência e a segurança no campo.
Tratores estreitos 5ML autônomos
Voltados para culturas especiais, como pomares, os tratores estreitos 5ML oferecem soluções autônomas para tarefas repetitivas, como pulverização. Com navegação precisa e detecção de obstáculos, o modelo é gerenciado remotamente, garantindo eficiência e segurança mesmo em condições de densa cobertura de folhas. Inicialmente equipado com motor diesel, o trator também terá uma versão elétrica, prevista para lançamento posterior.
Na construção, o caminhão basculante autônomo 460 Versão P otimiza o transporte de materiais em pedreiras. Graças ao kit de autonomia de segunda geração, o equipamento conecta automaticamente zonas de carga e descarga, utilizando sensores avançados para detecção de obstáculos e localização no terreno. O sistema integrado ao John Deere Operations Center permite monitoramento remoto e planejamento de rotas, aumentando a produtividade nas operações.
Cortador autônomo movido à bateria elétrica
Focado em jardinagem, o cortador autônomo utiliza tecnologias de visão semelhantes às de outros equipamentos da John Deere, adaptadas às suas dimensões reduzidas. Com cobertura visual de 360º, a máquina libera profissionais para outras atividades enquanto opera de forma independente e eficiente.
Impacto global
Embora não haja previsão para o lançamento dessas tecnologias no Brasil, a possibilidade de adaptar kits autônomos a máquinas existentes oferece uma perspectiva acessível de modernização para agricultores ao redor do mundo.
“Com essa nova geração de soluções, reafirmamos nosso compromisso em liderar a transformação dos setores agrícola e industrial, ajudando a moldar um futuro mais produtivo, rentável e sustentável”, conclui Cristiano Correia, vice-presidente de Sistemas de Produção para a América Latina.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok