Motor 1.3 turbo flex do Renault Duster passa a ser fabricado no Brasil
Propulsor, chamado HR13, já é produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, pela Horse Powertrain; saiba mais
César Tizo - janeiro 29, 2025
A Horse Powertrain, joint venture formada pelo Grupo Renault, a chinesa Geely e a saudita Aramco, empresa do setor petrolífero, anunciou nesta quarta-feira (29) que o motor HR13 flex já está sendo produzido em sua fábrica localizada em São José dos Pinhais (PR), cidade onde a Renault possui seu complexo industrial no Brasil.
O propulsor, com 1.3 litro de deslocamento e 4 cilindros, está sendo utilizado atualmente em modelos como o Renault Duster em sua versão topo de linha Iconic Plus. Versátil e preparado para eletrificação, o HR13 flex deverá figurar sob o capô do inédito SUV médio que a marca francesa vai lançar neste ano no Brasil.
Além de ser bicombustível, com capacidade para operar com gasolina ou etanol, o motor HR13 já atende aos “rigorosos padrões de emissões L8“, conforme destacado pela Horse, em referência à nova fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), em vigor no Brasil desde o início deste mês.
Com potência máxima de 163 cv, o motor HR13 se destaca pelo sistema de injeção direta desenvolvido para o uso de etanol, salienta a fabricante. “Cada cilindro conta com injetores de seis furos, operando a 200 bar de pressão, o que garante uma atomização eficiente do combustível, proporcionando alto desempenho sem comprometer a eficiência energética“, pontua a Horse.
A produção local do HR13 consolida o recente investimento de R$100 milhões na planta brasileira da Horse, que tem capacidade para fabricar até 600.000 unidades anualmente.
A nova linha de produção se soma ao motor HR10, de 1.0 litro e 3 cilindros, que começou a ser fabricado no início de 2024.
Além disso, a Horse ampliou suas instalações de testes de propulsão e emissões e implementou um processo de fundição por gravidade para a produção de cabeçotes de alumínio, atendendo também a fabricantes terceirizados na região.
Wesley Palma, diretor da fábrica da Horse Brasil, destacou o compromisso da empresa com o mercado local: “O HR13 foi criado especificamente com capacidade flex fuel, atendendo às demandas dos OEMs [montadoras] e consumidores brasileiros. Localizamos processos-chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes, para fortalecer nossa presença no país.“
Patrice Haettel, CEO da Horse, reforçou a estratégia de soluções regionalizadas: “Não existe uma solução única para a mobilidade global, mas sim tecnologias adaptadas às necessidades regionais. O HR13 reflete essa filosofia, alinhando-se às demandas por combustíveis flex de baixo carbono e otimização para o mercado brasileiro“.
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