Marcelo Cavalcante | Fiat cresce, VW reage e GM enfrenta dificuldades no 1º bimestre
Picape da Fiat segue no topo do mercado brasileiro, enquanto SUV compacto da VW sofre queda de 22,55% no período
César Tizo - março 7, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima apresenta um resumo do mercado automotivo brasileiro em fevereiro e também analisa os dados do 1º bimestre de 2025:
As vendas de automóveis e comerciais leves encerraram o mês de fevereiro com 173.704 unidades. Esse volume representa um crescimento de 11,87% em relação ao mesmo período de 2024 e um avanço de 8,65% ante o mês anterior.
No acumulado do primeiro bimestre, o setor vendeu 333.572 unidades, registrando um crescimento de 8,54% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, quando comparado ao ciclo pré-pandemia, o setor registra uma queda de 12,33%.
Na comparação com 2024, cabe uma ressalva: o primeiro bimestre do ano passado foi impactado negativamente pelo feriado de Carnaval, que ocorreu na metade de fevereiro. Na média diária de vendas, o mês de fevereiro cresceu 6,27% ante o ano anterior, ainda assim, um excelente resultado.
As vendas no varejo em fevereiro, em relação a janeiro, registraram uma queda de 5,46%, totalizando 89.927 unidades, com uma participação de 51,77%. Já as vendas diretas (VD) no atacado tiveram um crescimento de 29,39%, com vendas de 83.777 unidades e uma participação de 48,23%.
No acumulado do ano, o varejo registra um crescimento de 6,45%, com participação de 55,47%, enquanto o atacado (VD) avança 11,25%, com participação de 44,53%.
Os dados preliminares do segmento de eletrificados indicam vendas de 16.241 unidades em fevereiro, representando uma queda de 1,56% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o segmento de elétricos e híbridos já soma 32.740 unidades vendidas, um crescimento de 45,66% ante 2024, dentro das estimativas do setor.
A participação nas vendas totais é de 9,81%, sendo 2,45% para modelos 100% elétricos e 7,37% para híbridos.
A tecnologia BEV (100% elétrica) vendeu 8.172 unidades no bimestre, registrando um crescimento de apenas 2,34% ante o ano anterior.
A tecnologia PHEV (híbrida plug-in) foi a mais escolhida pelos consumidores, com 12.291 unidades vendidas no primeiro bimestre, registrando um crescimento de 68,35% ante o ano anterior.
Os modelos HEV (híbridos plenos) venderam 5.041 unidades nos dois primeiros meses do ano, volume 3,67% abaixo do registrado no mesmo período de 2024.
Os híbridos leves (MHEV) seguem como destaque, com 7.236 unidades vendidas, um crescimento expressivo de 269% ante 2024. Esse avanço é impulsionado principalmente pela Fiat, com os modelos Fastback e Pulse.
O ranking e outras análises dos veículos eletrificados serão publicados em outro artigo.
Comparativo de marcas – Mensal e acumulado
Enquanto algumas marcas encerraram o primeiro bimestre em alta, outras acenderam o alerta devido à queda nas vendas e na participação de mercado.
A Fiat fechou fevereiro com 37.360 unidades vendidas, um aumento de 8,74% ante o mês anterior. Suas vendas foram concentradas em 64,63% no atacado. No acumulado do ano, a marca já vendeu 71.716 veículos, avançando 10% ante o ano anterior. Sua participação de mercado é de 21,50%, crescendo 1,38%, o que representa um ganho de 0,30% no mercado.
A Volkswagen teve um bom começo de ano, com 27.423 unidades vendidas em fevereiro, um crescimento de 29,79% ante janeiro. Suas vendas foram concentradas em 55,60% no atacado. No acumulado do ano, a marca já vendeu 48.551 unidades, avançando 5,43% ante o ano anterior. Sua participação de mercado é de 14,55%, mas registra uma queda de 2,86% no primeiro bimestre, representando uma perda de 0,43% de mercado.
A Chevrolet fecha o trio com 15.999 unidades vendidas em fevereiro, uma queda de 18,59% ante o mês anterior. Suas vendas foram concentradas em 61,15% no varejo. No acumulado do ano, a marca se mantém estável em relação a 2024, com um crescimento de apenas 0,58%. Sua participação de mercado é de 10,69%, mas recuou 7,33% no bimestre, o que representa uma perda de 0,85% de mercado. A marca segue distante de seus melhores momentos e, se comparada ao ciclo pré-pandemia, suas vendas caíram quase 50%.
O primeiro bimestre foi desafiador para o mercado, principalmente devido à necessidade de adequação às novas normas de emissões, o que exigiu das montadoras a implementação de novas tecnologias e, em alguns casos, a descontinuação de modelos ou motores. No final, quem paga a conta é o consumidor.
As marcas que mais cresceram em volume de vendas nesse primeiro bimestre foram Fiat, com 6.538 unidades a mais, Honda, com 5.122 unidades, e BYD, com 4.895 unidades.
Ranking de modelos no 1º bimestre
A liderança de vendas no primeiro bimestre ficou com a Fiat Strada, que vendeu 19.043 unidades, registrando um crescimento de 14,70% ante o ano anterior. Suas vendas foram concentradas em 61,43% na modalidade de vendas diretas.
O Volkswagen Polo ficou com a segunda posição, com 13.762 unidades vendidas na somatória dos dois primeiros meses de 2025, registrando uma queda de 10% em relação ao ano anterior. Suas vendas foram concentradas em 52,82% no varejo.
Fechando o pódio, o Volkswagen T-Cross registrou 11.866 vendas no primeiro bimestre de 2025, com uma queda abrupta de 22,55% em relação ao mesmo período no ano anterior. Suas vendas foram concentradas em 58,60% no varejo.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok