Como o GAC GS4 se compara ao BYD Song Pro? Qual escolher?
Leitora está em dúvida entre qual é a melhor opção entre os dois SUVs eletrificados e pediu nossa análise completa
César Tizo - junho 9, 2025
Vale a pena investir no BYD Song Pro? Em termos de potência e economia de combustível, qual é melhor: BYD ou GAC GS4? – pergunta enviada por Cláudia
Cláudia, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Como você solicita uma análise mais objetiva entre os dois SUVs, vale a pena levantarmos os dados principais de cada modelo antes de chegarmos à conclusão sobre qual entrega mais valor pelo dinheiro gasto na compra.
Começando pelo BYD Song Pro
Com boa aceitação no mercado, o BYD Song Pro se destaca por ser um híbrido plug-in, ou seja, permite a recarga da bateria em uma fonte externa de energia. Como é comum nesse tipo de veículo, ele é equipado com uma bateria mais robusta, no caso de 18,3 kWh de capacidade na versão topo de linha GS. Com isso, o Song Pro pode rodar cerca de 68 km em modo 100% elétrico, de acordo com o padrão brasileiro. Essa autonomia torna possível realizar boa parte dos deslocamentos diários sem acionar o motor a combustão, algo que pode ser um diferencial relevante para muitos consumidores.
Do ponto de vista técnico, o Song Pro GS, atualmente tabelado em R$ 204.800 (versão recomendada por oferecer maior autonomia que o catálogo GL, de R$ 194.800), entrega potência combinada de 235 cv. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge 170 km/h de velocidade máxima. Em modo híbrido, o SUV registra médias oficiais de 15,2 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, com gasolina, único combustível aceito.
BYD Song Pro
GAC GS4
O GAC GS4, por sua vez, é um híbrido pleno convencional, ou seja, sua bateria de 2,1 kWh é recarregada por frenagens regenerativas e também pelo motor 2.0 a gasolina. O SUV alcança 235 cv de potência combinada e apresenta consumo oficial de 14,1 km/l em uso urbano e 11,8 km/l na estrada. A GAC, até o momento, não divulgou dados de desempenho, e ainda não tivemos a oportunidade de testar o modelo.
Partindo de R$ 189.990 na versão Premium e chegando a R$ 199.990 na configuração Elite (topo de linha), o GS4 se destaca pelo robusto pacote de equipamentos. Enquanto o Song Pro, mesmo na versão GS, não oferece assistentes de condução mais sofisticados, o GAC GS4 Elite conta com alerta de colisão frontal e traseira, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, entre outros itens.
GAC GS4
Espaço interno e porte
Ambos os SUVs são classificados como modelos médio-grandes, com cabines amplas e bons porta-malas. O GAC GS4 mede 4,68 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Já o BYD Song Pro tem 4,73 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, são semelhantes em proporções e conforto.
BYD Song Pro
Qual escolher?
Como é possível observar, BYD Song Pro e GAC GS4 não apenas competem na mesma faixa de preço, como também compartilham propostas similares, voltadas ao público que busca SUVs eficientes, espaçosos e modernos.
Para decidir entre eles, o ideal é ponderar as prioridades que você espera encontrar no seu próximo carro.
O grande atrativo do Song Pro está na experiência próxima à de um carro puramente elétrico no uso diário, com a vantagem de poder contar com o motor 1.5 a combustão para garantir boa autonomia em viagens mais longas.
É importante, no entanto, considerar se você terá facilidade para instalar um ponto de recarga (como do tipo wallbox, por exemplo) em casa. Isso faz toda a diferença para aproveitar o melhor que o modelo híbrido plug-in tem a oferecer, sem depender exclusivamente da ainda limitada rede pública de recarga.
Outro ponto relevante: o Song Pro deverá passar a ser flex quando a produção nacional começar na fábrica da BYD na Bahia. Essa evolução trará ganhos ambientais e até mesmo no custo de propriedade, graças à possibilidade de uso do etanol. Também é possível que o modelo nacionalizado ganhe um leve facelift e melhorias na lista de equipamentos, incluindo assistentes de condução.
Por outro lado, o GAC GS4 já entrega, hoje, o nível de conteúdo que se espera de um SUV de R$ 200 mil. Sua tecnologia de propulsão, embora menos avançada que a de um híbrido plug-in, está mais alinhada com a atual realidade da infraestrutura brasileira, ainda carente de pontos de recarga em muitas regiões. Com isso, o GS4 se mostra melhor adaptado ao momento atual da eletrificação no Brasil, sem exigir adaptações ou investimentos adicionais, como a instalação de carregadores domésticos.
GAC GS4
Conclusão
Em resumo, ambos são ótimas escolhas e tudo dependerá do que você busca encontrar em seu próximo automóvel. Se a prioridade é ter uma experiência inicial de condução elétrica no dia a dia, o BYD Song Pro se destaca, especialmente com a perspectiva de nacionalização e melhorias. Mas, se o objetivo for eficiência e praticidade sem depender de infraestrutura de recarga, o GAC GS4 cumpre bem o papel, com um pacote tecnológico mais completo.
O fato de um ser 2.0 aspirado, e o outro ser 1.5 turbo não tem valor diferencial. Manutenções? O fato de ser bateria menor, ajuda a aproveitar melhor a recuperação de energia? Ouvi que a GAC já tem investimento com a USP, para o desenvolvimento do sistema flex. E verdade?
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O fato de um ser 2.0 aspirado, e o outro ser 1.5 turbo não tem valor diferencial. Manutenções? O fato de ser bateria menor, ajuda a aproveitar melhor a recuperação de energia? Ouvi que a GAC já tem investimento com a USP, para o desenvolvimento do sistema flex. E verdade?
Viaja nao amigo, onde voce viu 1.5 turbo, ele e 1.5 aspirado.