Peugeot 208 e 2008 ganharão versão micro-híbrida no Brasil em setembro
Modelos serão os primeiros da marca a receber a tecnologia Bio-Hybrid, já usada nos Fiat Pulse e Fastback
César Tizo - agosto 21, 2025
A Stellantis confirmou que os próximos lançamentos eletrificados da Peugeot no Brasil serão os novos 208 e 2008 micro-híbridos, que chegam ao mercado já no próximo mês. Os modelos receberão a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pelo centro de engenharia da Stellantis na América do Sul, voltada para oferecer melhor eficiência energética mantendo o desempenho.
A tecnologia Bio-Hybrid a ser aplicada nos compactos da Peugeot provavelmente será a mesma que equipa os Fiat Pulse e Fastback Hybrid.
O sistema combina o motor 1.0 turbo flex de até 130 cv com um dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador convencional. Este novo componente pode adicionar um pico de potência de até 4 cv, auxiliando nas acelerações e colaborando com a redução do consumo.
Como observado nos modelos da Fiat, o sistema micro-híbrido da Stellantis engloba ainda duas baterias de 12V: a tradicional de chumbo-ácido, com 68 Ah, localizada no cofre do motor, e um bateria de íon de lítio de 11 Ah, posicionada sob o banco do motorista.
O conjunto eletrificado é controlado pelo sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module), que gerencia a conexão e carga das duas baterias, otimizando a eficiência do sistema e resultando em quatro modos de operação: “e-Start&Stop”, “e-Assist” (assistência elétrica nas acelerações e retomadas), “Alternador Inteligente” e “e-Regen”, este último capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um carro convencional.
Peugeot 2008: opção micro-híbrida fará sua estreia em setembro
Investimento bilionário
Os motores térmicos que servem de base para as plataformas Bio-Hybrid são produzidos no Polo Automotivo de Betim (MG), que conta com capacidade anual de 1,1 milhão de unidades.
“Com os novos Peugeot 208 e 2008 equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida por nossa equipe na América do Sul, reafirmamos o protagonismo da Stellantis em inovação e tecnologia na nossa região. Seguimos, assim, com a oferta de produtos e soluções que atendem aos desejos do consumidor e as necessidades do mercado”, destacou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul.
A Stellantis anunciou ainda R$ 32 bilhões em investimentos entre 2025 e 2030 para acelerar a eletrificação na América do Sul, incluindo a inauguração do TechMobility, maior centro de desenvolvimento de mobilidade híbrida-flex da região.
Com os novos 208 e 2008 micro-híbridos, a Peugeot pode melhorar o apelo comercial dos dois modelos em seus respectivos segmentos de atuação. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok