Lecar aposta em modelo inédito de vendas no Brasil e prepara expansão
Montadora 100% brasileira elimina necessidade de estoque e compartilha estrutura com lojas de seminovos
César Tizo - outubro 29, 2025
Conhecida pelos projetos do cupê híbrido flex 459 e da picape Campo, que estarão em destaque no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro, a Lecar aposta em uma nova estratégia de negócios para comercializar seus veículos no Brasil. A empresa — uma montadora 100% nacional — implantará um modelo de vendas sem necessidade de estoque, reduzindo drasticamente os custos para concessionários e para a própria empresa.
O novo formato elimina altos investimentos em estruturas físicas e operacionais, permitindo que lojas multimarcas de seminovos passem a vender automóveis zero quilômetro da Lecar. O conceito já vem sendo testado na concessionária Lopes, inaugurada há dois meses em São Caetano do Sul (SP), e será ampliado com a abertura da Leste, em São Miguel Paulista, ainda em novembro. O investimento para abrir uma loja Lecar é inferior a 5% do valor de uma concessionária tradicional, segundo a marca.
De acordo com Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar, o objetivo é democratizar o acesso à marca e valorizar a relação de proximidade com o consumidor. “Queremos que a cordialidade e o atendimento sejam diferenciais competitivos. As lojas terão layout padronizado e identidade visual própria, garantindo reconhecimento imediato”, afirma o executivo.
Lecar 459: protótipo funcional do cupê 4 portas é esperado para o Salão do Automóvel de São Paulo
O vice-presidente de Inovação, Comercial e Marketing, Rodrigo Rumi, explica que o modelo também é uma oportunidade para lojistas de seminovos ampliarem suas operações. “O compartilhamento de estrutura física e de pessoal reduz custos sem comprometer a excelência no atendimento”, diz.
A Lecar também anunciou a criação da Rede de Executivos, formada por profissionais de diversas áreas que atuarão na prospecção e relacionamento com clientes. Já são mais de 1.350 interessados em integrar o ecossistema da marca. Esses executivos receberão formação técnica, suporte institucional e acompanhamento contínuo, com as vendas sendo finalizadas nas concessionárias físicas — em conformidade com a “Lei Ferrari” (Lei nº 6.729/1979).
Lecar Campo (protótipo)
Segundo a montadora, o programa une eficiência operacional e segurança jurídica, além de criar novas oportunidades de empreendedorismo no setor automotivo. Parte dos executivos poderá futuramente se tornar parceira em lojas da marca, atuando do fechamento da venda até a entrega técnica do veículo.
Paralelamente, a Lecar estrutura uma rede de pós-venda especializada e oficinas exclusivas voltadas a reparos e serviços técnicos, independente das concessionárias.
A base industrial da marca será instalada em Sooretama (ES), onde está em fase de homologação o terreno que abrigará sua fábrica nacional, com início das obras previsto para 2026. A produção local reforçará o compromisso da Lecar com a geração de empregos, o desenvolvimento regional e a industrialização do setor automotivo brasileiro.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok