Para uso na cidade: Honda WR-V ou aguardar o Toyota Yaris Cross?
Leitora deseja um modelo econômico, com baixo custo de manutenção e espaçoso e ficou em dúvida entre os dois SUVs
César Tizo - novembro 7, 2025
Considerando o meu uso principalmente na cidade e alguns passeios curtos pelos arredores do Rio de Janeiro, levando em conta consumo de combustível, custo de manutenção, confiabilidade, espaço interno e conforto: qual modelo você recomenda entre Honda WR-V e Toyota Yaris Cross, e por quê? – pergunta enviada por Vanilda
Vanilda, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Considerando que você busca um automóvel para um uso predominantemente urbano, além de deslocamentos curtos, acredito que vale a pena ter um pouco de paciência e aguardar a estreia do Toyota Yaris Cross no Brasil.
A principal razão da escolha pelo Toyota se deve a um atributo que deve destacar o Yaris Cross frente a vários concorrentes diretos: a oferta de versões com propulsão híbrida plena bicombustível.
Como já relatamos em análise recente, o SUV compacto da Toyota tem se mostrado capaz de superar médias na casa dos 20 km/l com gasolina em avaliações realizadas em alguns mercados asiáticos onde já é vendido. É provável que, no Brasil, os números de consumo não fiquem muito distantes desses resultados, já que a base mecânica será praticamente a mesma.
Ao contrário de alguns SUVs micro-híbridos já disponíveis no mercado nacional, o futuro Yaris Cross contará com sistema híbrido pleno, no qual o propulsor elétrico presente no conjunto tem participação mais ativa na tração do automóvel — o que o tornará significativamente mais eficiente do que os demais SUVs compactos na mesma faixa de preço.
Toyota Yaris Cross já comercializado na Ásia
Infelizmente, devido ao episódio que danificou a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), o lançamento do Yaris Cross, antes previsto para outubro, foi adiado e ainda não há nova data confirmada para apresentação do modelo. Ou seja, será necessário aguardar mais alguns meses para conhecermos o produto de forma definitiva.
Por sua vez, o Honda WR-V estreou com uma proposta muito interessante em termos de custo-benefício, além de oferecer amplo espaço interno, conforto e mecânica eficiente, com baixo custo de manutenção — características tradicionais dos modelos da marca e observadas também no Toyota Yaris Cross, segundo relados da imprensa especializada asiática. O WR-V, contudo, não oferece qualquer forma de eletrificação, dispondo apenas do motor 1.5 flex associado ao câmbio CVT em suas versões EX e EXL.
Honda WR-V
Caso você tenha urgência na compra, o Honda é uma escolha que vai atender com competência os atributos que você procura.
Contudo, se puder aguardar, o nível de eficiência muito superior das futuras versões híbridas do Toyota Yaris Cross certamente justificará a espera pela chegada do SUV às concessionárias, algo que deverá ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2026.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok