Escolhendo uma picape seminova: Amarok, Ranger, S10 ou L200 Triton?
Leitor quer trocar seu Honda Civic por uma picape média e pediu a ajuda do Guru dos Carros
grano - maio 9, 2017
Olá, tenho um Civic LXS 13/14 at, antes queria trocar em um Civic do modelo novo, mas achei que cobram um preço exagerado nele, ai em conversa com minha esposa resolvemos comprar uma pick-up para aproveitar nossas idas a sítios em finais de semana, algumas idas em regiões serranas aqui de MG e tal.Pois bem, avaliamos opções na casa de R$ 75.000,00. Nesse preço encontramos e que nos agrada, S10 e Ranger até 2013 gasolina, L200 Triton diesel e Amarok 2013 diesel manual.Com relação a S10 e Ranger, o medo com relação ao consumo urbano, com relação a L200 dizem ser muito rústica e um pouco inadequada para a cidade, e sobre a Amarok dizem ser econômica e confortável, mas com confiabilidade baixa e manutenção muito cara.Gostaria que me ajudasse nessa decisão – pergunta enviada por Anderson Oliveira
Anderson obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Começando nossa análise, vale a pena levarmos em conta que as picapes médias têm quase sempre duas características ”obrigatórias” para você conseguir uma revenda mais fácil dentro de alguns anos e levando em consideração o próprio uso que você fará do carro: estamos falando da presença de motorização a diesel e câmbio automático.
Por isso, logo de cara já deixaria de lado a Chevrolet S10 e a Ford Ranger que você pesquisou por contarem com motorização flex. Como você bem aponta em sua pergunta, Anderson, um dos grandes problemas de picapes médias a gasolina ou flex é o consumo muito elevado, portanto sendo indicadas para pessoas que farão um uso mais restrito do modelo. Para quem vai utilizar a picape todo o dia, como nos deslocamentos de casa para o trabalho, o impacto financeiro será alto devido ao consumo elevado.
A Volkswagen Amarok que você está pesquisando, por sua vez, traz a vantagem do motor 2.0 turbodiesel e as benesses de um projeto mais moderno, como você pode ter notado na cabine mais espaçosa e confortável, além da melhor qualidade dinâmica. O grande problema, voltando ao tema que abordamos no início da resposta, diz respeito à presença da transmissão manual. Além disso, de fato a picape conta com a manutenção mais cara que algumas rivais e alguns relatos facilmente encontrados na internet relatam muitos problemas envolvendo a Amarok e a Ranger por razões distintas.
Logo, a opção que recomendo a você é a Mitsubishi L200 Triton. Além de combinar o motor diesel com câmbio automático, pelo que consegui entender, a picape oferece uma mecânica bem robusta, o que significa pouca dor de cabeça envolvendo o modelo, o que é muito importante já que os carros a diesel têm manutenção mais cara do que automóveis de passeio flex, por exemplo. A L200 Triton pode não oferecer uma cabine bem resolvida como a Amarok, mas ela está no mesmo patamar de todas as picapes citadas aqui. Além disso, o modelo da Mitsubishi ainda conta com uma bom nível de acabamento e montagem, fazendo dela uma boa opção dentro do universo que falamos aqui.