Citroën C3 evolui na Europa e recebe até opção híbrida
Evolução do C3 europeu pode antecipar novidades para o hatch produzido no Brasil; saiba mais
César Tizo - abril 9, 2024
A Citroën revelou nesta terça-feira (9) o sucessor para o C3 europeu.
Sem surpresas, a novidade compartilha o visual da configuração 100% elétrica, porém conta com interessantes configurações térmicas altamente eficientes.
A principal delas é a opção Hybrid 100, que associa o propulsor 1.0 tricilíndrico de 101 cv (100 hp) ao sistema híbrido-leve de 48V.
De acordo com a Citroën, o novo C3 Hybrid 100 conta ainda com a transmissão de dupla embreagem 6 marchas ë-DCS6, a qual integra o propulsor elétrico de 21 kW (28 cv).
Com torque máximo de 20,9 kgfm, o C3 europeu eletrificado deve oferecer boas acelerações e retomadas no uso urbano, que é a principal proposta do hatch.
Ainda segundo a marca francesa, o novo C3 chega a ser até 10% mais econômico e menos poluente em relação ao antecessor.
As configurações de entrada da novidade contarão com o propulsor 1.2 turbo sob o capô.
Entre seus diferenciais técnicos, o C3 europeu contará com a suspensão Citroën Advanced Comfort, a qual utiliza batentes hidráulicos para maximizar o conforto dos ocupantes, bem como assentos desenvolvidos com um cuidado especial para fornecer apoio otimizado ao tronco e demais membros dos passageiros.
O novo C3 europeu alcança 4,01 m de comprimento, medida ligeiramente discreta em relação ao hatch atualmente fabricado no Brasil, que registra 3,98 m.
O porta-malas do compacto lançado na Europa tem capacidade para 310 litros de bagagens, volume também próximo ao do modelo brasileiro.
Internamente, o novo C3 europeu tem como destaques a central multimídia com tela de 10,25″ com sistema de navegação 3D, painel de instrumentos diferenciado e em posição elevada, além de um bom pacote de assistência à condução, o qual integra recursos como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, entre outros.
Vale a pena acompanharmos de perto o novo C3 europeu em suas configurações térmicas, uma vez que o visual da novidade pode ser estendido ao compacto fabricado atualmente em Porto Real (RJ) quando se aproximar o facelift programado para o modelo.
Na Índia, o C3 deverá ser atualizado neste ano, enquanto, aqui no Brasil, a renovação de meio-ciclo do produto deverá ocorrer apenas entre 2025 e 2026.
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