Após o protótipo da novidade ter sido flagrado em testes, como noticiou o site Autos Segredos nesta semana, o designer Kleber Silva correu para preparar as primeiras projeções do modelo.
O produto inédito que a Volkswagen está desenvolvendo é um interessante crossover compacto, que oferecerá à marca alemã um rival direto para o Renault Kardian e o Fiat Pulse.
Este segmento está ganhando relevância no país, especialmente por seus representantes atuarem como uma “ponte” entre os hatches tradicionais e os SUVs compactos em termos de tamanho e faixa de preço.
Vale lembrar que a intenção da Volkswagen de desenvolver um crossover pequeno tornou-se conhecida desde 2017, quando o então principal executivo da empresa na América do Sul, Pablo Di Si, realizou uma apresentação na Argentina, onde já constava o projeto “A0 CUV”.
Avançando para março deste ano, o conceito Skoda Epiq revelado na Europa antecipou muitos detalhes que estarão presentes no crossover pequeno que o Grupo Volkswagen desenvolve para mercados emergentes.
Além disso, de acordo com a estratégia mais recente do conglomerado alemão, a marca Skoda será responsável por desenvolver futuros automóveis do grupo com proposta de baixo custo e aplicação global, tomando como referência países como Índia e Brasil. Não por acaso, o crossover da Skoda já foi flagrado em testes no país asiático.
De acordo com as informações preliminares anunciadas pela Skoda na época da apresentação do Epiq, a fabricante antecipou que o modelo conta com 4,10 m de comprimento e “muito espaço para cinco passageiros“, focando na versatilidade. Apenas como comparação, o Renault Kardian registra 4,11 m de comprimento, enquanto o Fiat Pulse alcança 4,09 m, deixando clara a proximidade da proposta do VW com a dupla já à venda no mercado brasileiro.
Segundo apurações do Autos Segredos, a previsão é que o inédito crossover da Volkswagen seja lançado já em 2025, algo plausível considerando os testes avançados de rodagem já com o protótipo definitivo.
Por ser produzido em Taubaté, no interior de São Paulo, onde a Volkswagen concentra a fabricação da gama Polo (exceto a versão GTS), é provável que o futuro crossover da marca compartilhe diversos elementos mecânicos com o hatch, entre eles o propulsor 1.0 TSI, que pode ser associado ao câmbio manual de 5 marchas ou à caixa automática de 6 marchas.
Resta saber se a Volkswagen cogita investir em uma opção com custo/benefício mais agressivo para o crossover, possivelmente com o propulsor 1.0 MPI aspirado. Algo que só saberemos quando o modelo chegar efetivamente ao mercado.
De todo modo, certamente estamos falando de um produto que vai mexer com a categoria e merece nossa total atenção daqui para frente.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok