Leitora gosta do monovolume e solicitou a opinião do Guru dos Carros sobre o assunto
grano - janeiro 6, 2018
Olá, bom dia! Poderiam falar um pouquinho sobre o que vcs acham do Aircross? Eu sempre quis ter um mas tenho muito receio da desvalorização e do consumo… o que vcs acham dele? Muito obrigada!!! – pergunta enviada por Giselly
Giselly, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Atualmente o segmento em ascensão no mercado nacional é o dos utilitários esportivos, categoria que acabou por atropelar segmentos outrora consolidados como foi o caso das station wagons e das minivans/monovolumes. O Aircross nasceu como um derivado no estilo ”aventureiro” do Citroën C3 Picasso, modelo que deixou de ser comercializado no país em 2015 devido à baixa procura.
Logo, Giselly, tenha em mente que não é só a desvalorização, mas a questão da liquidez deve ser levada em conta caso você opte pela compra do Aircross. Como hoje quem impera são os SUVs, comercializar um modelo como o Aircross é uma questão de atingir um público muito específico. Logo, ele não terá um ”giro” muito rápido na revenda. Esse é um dos motivos que aumenta a desvalorização do modelo.
De qualquer forma, a partir da linha 2018 com a introdução do câmbio automático de 6 marchas o Aircross melhorou muito em termos de eficiência, contando com uma significativa redução no consumo de combustível que pode girar em torno de 10% com a função ”Eco” da transmissão acionada. Graças a esse aprimoramento, o modelo praticamente se livra da fama de ”gastão” que tinha até então. Atualmente, com a nova caixa automática, o Aircross consegue alcançar médias de 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada desde que utilizando gasolina.
Nas opções com câmbio manual, com motor 1.5 ou 1.6, o consumo também gira nessa faixa, o que pode ser considerado muito bom.
Beneficiado por seu estilo ”quadradão” da carroceria, o Aircross oferece bom espaço interno e um porta-malas interessante para o uso familar, com capacidade para 403 litros de bagagem. O custo-benefício do modelo é muito bom, partindo de R$ 52.690 na versão Start manual 1.5 e chegando a até R$ 75.700 com motorização 1.6 16V e o novo câmbio automático de 6 marchas. Em todas ele já entrega ar-condicionado, direção assistida, travas e vidros elétricos, dentre outros equipamentos.
Em resumo, Giselly, creio que hoje no mercado você pode encontrar opções de automóveis mais modernos, eficientes e com ótima concepção técnica, como o Volkswagen Polo, Nissan Kicks (caso você prefira um SUV compacto), dentre outros. Porém, se você sempre desejou ter um Aircross e ele é o modelo que mais lhe agrada, creio que com sonhos não se brinca e hoje não há nenhum impeditivo técnico que o impeça de figurar como uma opção de compra. Ele está bem mais eficiente graças ao novo câmbio automático de 6 marchas, seja do ponto de vista do desempenho como da economia de combustível.
Você terá uma desvalorização considerável sobre o modelo e baixa liquidez, mas se ele for o carro que lhe fará feliz, creio que vale a pena você optar por ele.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok